Avaliação de desempenho de docentes em estágio probatório:
análise do modelo vigente no Instituto Federal do Sertão Pernambucano
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v71i4.4017Palabras clave:
Avaliação especial de desempenho docente. Desenvolvimento profissional. Gestão de pessoas no serviço público.Resumen
Esta pesquisa investigou a contribuição do sistema de avaliação especial de desempenho docente
adotado pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano para o desenvolvimento profissional
dos seus professores e das práticas e políticas de gestão de pessoas da instituição. Os dados
demonstraram que o sistema se encontra obsoleto e não atende a diretrizes teóricas e metodológicas
para a sua efetividade. A análise revelou que não existe alinhamento entre as atividades do plano
de capacitação anual e os resultados das avaliações, e que inexistem práticas que incentivem a
utilização de políticas relacionadas ao feedback da avaliação, demonstrando que ela possui pouco
ou nenhum reflexo em outras práticas de gestão de pessoas. Sem o intuito de esgotar as reflexões
relacionadas ao tema, este trabalho revalida a importância das pessoas que compõem o corpo
funcional das Ifes, evidenciando a necessidade da promoção de seu desenvolvimento profissional
e do papel da área de gestão neste processo.
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