Competências gerenciais e sua relação com desenho de trabalho de servidores públicos

Autores

Palavras-chave:

Competências gerenciais, Desenho do trabalho, Setor Público

Resumo

O estudo visa relacionar competências de gestores públicos a características do desenho do trabalho de servidores do Superior Tribunal de Justiça (STJ), considerando a influência de dados sociodemográficos e funcionais sobre essas variáveis. Para tanto, recorreu-se ao suporte teórico sobre competências gerenciais com ênfase no setor público, destacando-se o Modelo de Quinn (1988) e a Escala de Competências Gerenciais no Setor Público (ECGESP) de Freitas (2019), abrangendo competências voltadas a metas racionais, relações humanas, processos internos, sistemas abertos e interesse público, assim como sobre a evolução teórico-empírica do Desenho do Trabalho, cujo instrumento mais proeminente é o Work Design Questionnaire (WDQ), contemplando características motivacionais, sociais e contextuais do trabalho. O questionário foi encaminhado por e-mail aos 2.556 servidores sem função gerencial do STJ, obtendo-se 652 respostas (retorno=25,5%). A análise de dados se deu por modelagem de equações estruturais e regressão logística. Os resultados indicam que a percepção sobre a expressão de competências de gestores explica o Suporte Social e Feedback de terceiros no trabalho de servidores públicos e que as variáveis da área de atuação e tipo de gratificação recebida têm influência na percepção de servidores tanto sobre competências de gestores, como sobre o desenho de seus próprios trabalhos. Identificou-se ainda que o cargo e o sexo influenciam o desenho de trabalho dos servidores. O estudo pode nortear pesquisas sobre carreiras públicas, especificação de cargos e condições de trabalho, podendo direcionar políticas de desenvolvimento de gestores públicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Fernando Pessoa De Freitas, Universidade de Brasília / Superior Tribunal de Justiça

Doutor e Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de Brasília (UnB).

Catarina Cecília Odelius, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Psicologia pelo Departamento de Psicologia Social e do Trabalho da Universidade de Brasília (UnB). Professora associada aposentada da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas.

Referências

ALBAN-METCALFE, J.; ALIMO-METCALFE, B. Reliability and validity of the “leadership competencies and engaging leadership scale”. International Journal of Public Sector Management, v. 26, n. 1, p. 56-73, 2013. DOI 10.1108/09513551311294281.

ALIMOMETCALFE, B.; ALBAN‐METCALFE, R. The development of a new transformational leadership questionnaire. Journal of Occupational and Organizational Psychology, v. 74, n. 1, p. 1-27, 2001. DOI 10.1348/096317901167208.

ASTRAUSKAITE, M. et al. Workplace harassment: deterring role of transformational leadership and core job characteristics. Scandinavian Journal of Management, v. 31, n. 1, p. 121-135, 2015. DOI 10.1016/j.scaman.2014.06.001.

BARGSTED, M.; RAMÍREZ-VIELMA, R.; YEVES, J. Professional self-efficacy and job satisfaction: the mediator role of work design. Journal of Work and Organizational Psychology, v. 35, n. 3, p. 157-163, 2019. DOI 10.5093/jwop2019a18.

BENTLER, P.; CHOU, C. Practical issues in structural modeling. Sociological Methods & Research, v. 16, n. 1, p. 78-117, 1987. DOI 10.1177/0049124187016001004.

BIGOT, L. et al. Analyse préliminaire des qualités psychométriques d’une version française du Work Design Questionnaire. Psychologie du Travail et des Organisations, v. 20, n. 2, p. 203-232, 2014. DOI 10.1016/S1420-2530(16)30038-3.

BRANDÃO, H.; BORGES-ANDRADE, J. Estratégias de aprendizagem no trabalho, percepção de suporte organizacional e experiência profissional como preditores da expressão de competências gerenciais. In: Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho, 3, 2008, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho, 2008.

BROECK, A. et al. This is funny: on the beneficial role of self-enhancing and affiliative humour in job design. Psicothema, v. 24, n. 1, p. 87-93, 2012.

BROWN, M.; TREVIÑO, L.; HARRISON, D. Ethical leadership: a social learning perspective for construct development and testing. Organizational Behavior and Human Decision Processes, v. 97, n. 2, p. 117-134, 2005. DOI 10.1016/j.obhdp.2005.03.002.

BUTTIGIEG, S.; WEST, M. Senior management leadership, social support, job design and stressor-to-strain relationships in hospital practice. Journal of Health Organization and Management, v. 27, n. 2, p. 171-192, 2013. DOI 10.1108/14777261311321761.

CAMPION, M.; THAYER, P. b. Journal of Applied Psychology, v. 70, n. 1, p. 29-43, 1985. DOI 10.1037/0021-9010.70.1.29.

CARVALHO, C. Gestão de pessoas e mundo do trabalho: desafios e possibilidades. Revista de Psicologia, v. 1, n. 2, p. 188-195, 2010. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/68. Acesso em: 20 jul.2020.

CHANG, W.; WANG, Y.; HUANG, T. Work design–related antecedents of turnover intention: a multilevel approach. Human Resource Management, v. 52, n. 1, p. 1-26, 2013. DOI 10.1002/hrm.21515

CONCEIÇÃO NETO, V. L. Liderança e autonomia nas novas formas de organização do trabalho: uma análise de empresas de tecnologia da informação em Pernambuco. 2014. 431 f. Tese (Doutorado em Administração). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, 2014.

CORDERY, J. Job design and the organisational context. In: LANGAN-FOX, J. (Ed) Motivation for Work. (p. 5-16). Austrália: Australian Psychological Society, 1999.

CRESWELL, J. Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Londres: Sage publications, 2013.

DENISON, D.; HOOIJBERG, R.; QUINN, R. Paradox and performance: toward a theory of behavioral complexity in managerial leadership. Organization Science, v. 6, n. 5, p. 524-540, 1995. DOI 10.1287/orsc.6.5.524

FIELD, A. Descobrindo a estatística usando o SPSS-2. Porto Alegre: Bookman Editora, 2009.

FLORA, D.; CURRAN, P. An empirical evaluation of alternative methods of estimation for confirmatory factor analysis with ordinal data. Psychological Methods, v. 9, n. 4, p. 466-491, 2004. DOI 10.1037/1082-989X.9.4.466

FREITAS, P. Relações entre competências gerenciais de líderes de grupos de pesquisa e resultados alcançados. 2016. 209 f. Dissertação (Mestrado em Administração). Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, 2016.

FREITAS, P. Relações entre desenho de trabalho e expressão de competências gerenciais no setor público brasileiro. 2019. 408 f. Tese (Doutorado em Administração). Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal 2003.

FREITAS, P.; PONCIONI, W.; ODELIUS, C. O Programa de Desenvolvimento Gerencial do Superior Tribunal de Justiça. In: Encontro Nacional de Escolas de Governo, 2015, Brasília, Anais Eletrônicos...Brasília: ENEG, 2015. Disponível em https://redeescolas.enap.gov.br/wp-content/uploads/2015/12/XI-ENEG_Prog_Desenv_Institucional_STJ.pdf Acesso em: 12 maio.2018.

GONÇALVES, F. H. L. et al. Essential Managerial Skills for Brazilian Micro and Small Business Managers. International Journal of Business Administration, v. 11, n. 3, p. 60-71, 2020. DOI 10.5430/ijba.v11n3p60

GRANT, A.; FRIED, Y.; JUILLERAT, T. Work Matters: Job Design in Classic and Contemporary Perspectives.In: ZEDECK, S. (Ed). APA handbook of industrial and organizational psychology. Vol. 1: Building and developing the organization (P. 417-453). Washington, DC: American Psychological Association, 2011. DOI 10.1037/12169-013

GRIFFIN, R. Supervisory behaviour as a source of perceived task scope. Journal of Occupational Psychology, v. 54, n. 3, p. 175-182, 1981. DOI 10.1111/j.2044-8325.1981.tb00057.x

GUIMARÃES, R. Work Design Questionnaire: evidências de validade fatorial no contexto brasileiro. 2017. 75 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia), Centro Universitário de Brasília, Distrito Federal, 2017.

HACKMAN, J.; OLDHAM, G. Development of the job diagnostic survey. Journal of applied psychology, v. 60, n. 2, p. 159-170, 1975. DOI 10.1037/h0076546.

HAIR, J. et al. Análise multivariada de dados. Porto Alegre: Bookman Editora, 2009.

HERNAUS, T.; VOKIC, N. Work design for different generational cohorts: determining common and idiosyncratic job characteristics. Journal of Organizational Change Management, v. 27, n. 4, p. 615-641, 2014. DOI 10.1108/JOCM-05-2014-0104

HORNUNG, S. et al. Beyond top‐down and bottom‐up work redesign: Customizing job content through idiosyncratic deals. Journal of Organizational Behavior, v. 31, n. 23, p. 187-215, 2010. DOI 10.1002/job.625

HOSMER, D.; LEMESHOW, S. Applied Logistic Regression. New York, NY: John Wiley & Sons, 2000.

JESUS, G.; LAROS, J. Eficácia escolar: regressão multinível com dados de avaliação em larga escala. Avaliação Psicológica: Interamerican Journal of Psychological Assessment, v. 3, n. 2, p. 93-106, 2004.

KARASEK, R. et al. The Job Content Questionnaire (JCQ): an instrument for internationally comparative assessments of psychosocial job characteristics. Journal of Occupational Health Psychology, v. 3, n. 4, p. 322-355, 1998. DOI 10.1037/1076-8998.3.4.322

KIM, J. Strategic human resource practices: introducing alternatives for organizational performance improvement in the public sector. Public Administration Review, v. 70, n. 1, p. 38-49, 2010. DOI 10.1111/j.1540-6210.2009.02109.x

KOIVUNIEMI, T. Management and Leadership Training in Police Organization. European Law Enforcement Research Bulletin, n. 4 SCE, p. 197-206, 2019. Disponível em: http://91.82.159.234/index.php/bulletin/article/view/358 Acesso em: 06 dez.2020.

KUBO, S.; GOUVÊA, M.; MANTOVANI, D. Dimensões do significado do trabalho e suas relações. Revista Pretexto, v. 14, n. 3, p. 28-49, 2013. DOI 10.21714/pretexto.v14i3.1408

LEVENSON, A.; STEDE, W.; COHEN, S. Measuring the relationship between managerial competencies and performance. Journal of Management, v. 32, n. 3, p. 360-380, 2006. DOI 10.1177/0149206305280789

LIMA, S.; VILLARDI, B. Como gestores públicos de uma instituição federal de ensino superior brasileira aprendem na prática a desenvolver suas competências gerenciais. In: Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 35, 2011, Rio de Janeiro. Anais [...] Curitiba: ANPAD, 2011.

LINGARD, H.; FRANCIS, V.; TURNER, M. Work–family enrichment in the Australian construction industry: implications for job design. Construction Management and Economics, v. 28, n. 5, p. 467-480, 2010. DOI 10.1177/0149206305280789

LINS, M. Predição de competências de liderança a partir do uso de estratégias de aprendizagem, horas de treinamento e motivação para aprender. 2011. 232 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, 2011.

LUK, S. The impact of leadership and stakeholders on the success/failure of e-government service: using the case study of e-stamping service in Hong Kong. Government Information Quarterly, v. 26, n. 4, p. 594-604, 2009. DOI 10.1016/j.giq.2009.02.009

MARCON, S. R. A. et al. Work design: características da tarefa na perspectiva de gestores e não-gestores. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, v. 19, n. 4, p. 809-817, 2019. DOI 10.17652/rpot/2019.4.17500

MINTZBERG, H. Managing: desvendando o dia a dia da gestão. Porto Alegre: Bookman Editora, 2010.

MONTEIRO, L.; PANTOJA, M. Competências gerenciais: o caso da Polícia Rodoviária Federal. In: Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, 5, 2015, Salvador, Bahia, Anais […] Curitiba: ANPAD, 2015.

MONTEZANO, L.; AMARAL JUNIOR, J. B.; ISIDRO-FILHO, A. Priorização do desenvolvimento de competências em organização pública. Revista do Serviço Público, v. 68, n. 4, p. 785-806, 2017. DOI 10.21874/rsp.v68i4.1546

MORGESON, F.; HUMPHREY, S. The Work Design Questionnaire (WDQ): developing and validating a comprehensive measure for assessing job design and the nature of work. Journal of applied psychology, v. 91, n. 6, p. 1321-1339, 2006. DOI 10.1037/0021-9010.91.6.1321.

MORGESON, F.; CAMPION, M. Work design. In: BORMAN, D. R. I.; KLIMOSKI, R. J. (Eds). Handbook of Psychology. Industrial and Organizational Psychology. V. 12 (p. 423-452). Londres: John Wiley & Sons, 2003.

OLIVEIRA, J. Effects of job type and culture on relationships between job characteristics and worker outcomes: a multilevel analysis. 2015. 272 f. Tese (Doutorado em Filosofia). The City University of New York, New York, 2015.

PAGE, D. I-deals in further education? A new approach to managerial job design. Management in Education, v. 25, n. 4, p. 182-187, 2011. DOI 10.1177/0892020611420641

PARKER, S. Beyond motivation: job and work design for development, health, ambidexterity, and more. Annual Review of Psychology, v. 65, p. 661-691, 2014. DOI 10.1146/annurev-psych-010213-115208

PARKER, S.; MORGESON, F.; JOHNS, G. One hundred years of work design research: looking back and looking forward. Journal of Applied Psychology, v. 102, n. 3, p. 403-420, 2017. DOI 10.1037/apl0000106

PARKER, S.; WALL, T.; CORDERY, J. Future work design research and practice: towards an elaborated model of work design. Journal of occupational and organizational psychology, v. 74, n. 4, p. 413-440, 2001. DOI 10.1348/096317901167460

PARKER, V. et al. Implementing quality improvement in hospitals: the role of leadership and culture. American Journal of Medical Quality, v. 14, n. 1, p. 64-69, 1999. DOI 10.1177/106286069901400109

PICCOLO, R.; COLQUITT, J. Transformational leadership and job behaviors: the mediating role of core job characteristics. Academy of Management journal, v. 49, n. 2, p. 327-340, 2006. DOI 10.5465/amj.2006.20786079

PICCOLO, R. et al. The relationship between ethical leadership and core job characteristics. Journal of Organizational Behavior, v. 31, n. 2‐3, p. 259-278, 2010. DOI 10.1002/job.627

PILATI, R.; LAROS, J. Modelos de equações estruturais em psicologia: conceitos e aplicações. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 23, n. 2, p. 205-216, 2007. DOI 10.1590/S0102-37722007000200011

PODSAKOFF, P. et al. Common method biases in behavioral research: a critical review of the literature and recommended remedies. Journal of Applied Psychology, v. 88, n. 5, p. 879-903, 2003. DOI 10.1037/0021-9010.88.5.879

QUINN, R. Beyond rational management: mastering the paradoxes and competing demands of high performance. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 1988.

QUINN, R. et al. Competências gerenciais: princípios e aplicações. Rio de Janeiro: Elsevier Campus, 2003.

RICE, N.; ROBONE, S.; SMITH, P. International comparison of public sector performance: the use of anchoring vignettes to adjust self-reported data. Evaluation, v. 16, n. 1, p. 81-101, 2010. DOI 10.1177/1356389009350127

RÍOS, M. et al. Spanish-language adaptation of Morgeson and Humphrey’s Work Design Questionnaire (WDQ). The Spanish Journal of Psychology, v. 20, 28, p. 1-39, 2017. DOI 10.1017/sjp.2017.24.

RUSH, H. Job design for motivation: experiments in job enlargement and job enrichment. New York, NY: Conference Board.

SALLES, M.; VILLARDI, B. O desenvolvimento de competências gerenciais na prática dos gestores no contexto de uma IFES centenária. Revista do Serviço Público, v. 5, n. 1, p. 467-492, 2017. DOI 10.21874/rsp.v68i2.795

SILVA, E.; GIL, A.; OKABAYASHI, S. Competências na gestão pública: uma avaliação dos servidores públicos do Grande ABC paulista. Gestão Pública: Práticas e Desafios, v. 68, n. 2, p. 88-106, 2014.

SIMS JR, H.; SZILAGYI, A.; KELLER, R. The measurement of job characteristics. Academy of Management journal, v. 19, n. 2, p. 195-212, 1976. DOI 10.5465/255772

SLYKE, D.; ALEXANDER, R. Public service leadership: opportunities for clarity and coherence. The American Review of Public Administration, v. 36, n. 4, p. 362-374, 2006. DOI 10.1177/0275074006293628

SOUZA, A.; ALEXANDRE, N.; GUIRARDELLO, E. Propriedades psicométricas na avaliação de instrumentos: avaliação da confiabilidade e da validade. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 26, p. 649-659, 2017. DOI 10.5123/S1679-49742017000300022

THOENIG, J. Recuperando a ênfase na dimensão pública dos estudos organizacionais. Revista de Administração Pública, v. 41, p. 9-36, 2007. DOI 10.1590/S0034-76122007000700002

TRUXILLO, D. et al. A lifespan perspective on job design: fitting the job and the worker to promote job satisfaction, engagement, and performance. Organizational Psychology Review, v. 2, n. 4, p. 340-360, 2012. DOI 10.1177/2041386612454043

WOOD, S. et al. Enriched job design, high involvement management and organizational performance: the mediating roles of job satisfaction and well-being. Human relations, v. 65, n. 4, p. 419-445, 2012. DOI 10.1177/0018726711432476

Downloads

Publicado

2021-12-29

Como Citar

De Freitas, P. F. P., & Odelius, C. C. (2021). Competências gerenciais e sua relação com desenho de trabalho de servidores públicos. Revista Do Serviço Público, 72(4), 855-892. Recuperado de https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/4082

Edição

Seção

Artigos