Governança pública: análise da alienação de bens móveis com base nas recomendações da IFAC no IFPB

analyze the elimination of furniture blessings based on the IFAC recommendations in the IFPB

Autores

  • Camila Martins de Freitas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
  • José Jassuipe da silva Morais Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Dimmitre Morant Vieira Gonçalves Pereira Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v71ic.4678

Palavras-chave:

governança pública, alienação de bens, IFPB

Resumo

A administração pública brasileira busca mudanças por meio das suas reformas, tentando diminuir as práticas que inibem seu bom funcionamento. Dessa forma, o modelo de administração gerencialista vivenciado atualmente buscou trazer os instrumentos de gestão que demonstraram êxito no âmbito privado ao serem utilizados na administração pública, a saber, a governança. Neste viés, o presente artigo busca analisar o nível de aderência do processo de alienação de bens móveis às práticas de governança pública elencadas pela International Federation Accounting Committee (IFAC). Trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa, utilizando-se da técnica de pesquisa de triangulação de dados a partir de fontes bibliográficas, documentais e da observação direta, realizado no âmbito do Instituto Federal da Paraíba, campus Campina Grande. Somados à observação direta, os dados foram coletados em legislações, normativas internas, relatórios internos, regulamentos e edital, nos quais se fez um estudo acerca da governança pública trazida nas recomendações da IFAC. Os resultados do estudo apontaram que o IFPB - Campus Campina Grande cumpre parcialmente as exigências da IFAC em seu processo de desfazimento, atendendo satisfatoriamente às dimensões padrões de comportamento e estruturas e processos organizacionais e necessitando de melhorias nas dimensões controle e relatórios externos. Assim, apesar de atender a alguns pontos específicos, verifica-se a necessidade de ampliar a aderência das práticas de desfazimento de tais categorias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Martins de Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

Mestre em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior - UFPB. Atualmente é assistente em administração do IFPB, atuando como Coordenadora Substituta do Almoxarifado e Patrimônio. 

José Jassuipe da silva Morais, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutor em Educação pela UFPB (Conceito CAPES 4). Professor da Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.Professor Universitário há 27 anos, Formação Interdisciplinar atuando na interlocução entre Educação, Estudos Históricos e Culturais, Educação Profissionalizante, Finanças e Contabilidade. Pesquisador, Palestrante e Gestor Educacional, Pós-Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (2016) - Bolsista CAPES, Doutorado em Educação pela UFPB (2011), Mestrado em Ciências Contábeis pela Fundação Visconde de Cairu (2004), Especialização em Pedagogia pelo Centro Universitário de João Pessoa (1999) e Graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de João Pessoa (1992). Atualmente é Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (MPPGAV) da UFPB, Chefe do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA/CCAE). Atuou como Coordenador de Graduação em Ciências Contábeis da UFPB Mamanguape - Litoral Norte entre 2006 e 2019, professor do referido curso e Avaliador de Cursos de Graduação e de Instituições Superiores do MEC.

Dimmitre Morant Vieira Gonçalves Pereira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília no Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós Graduação (UnB/UFPE/UFPB/UFRN) Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Experiência em Contabilidade, Custos, Controle Interno e Auditoria no Setor Público. Professor do Curso de Ciências Contábeis da UFPB/CCAE desde 2009, atualmente é coordenador da graduação e atua no projeto de extensão cidadao no controle além de liderar a linha de pesquisa em contabilidade pública e financiamento da educação do Grupo de Pesquisa em História de Educação Contábil (GHEC). Áreas de Interesse e Pesquisa: convergência contábil de empresas públicas e sociedades de economia mista, contabilidade e controles interno e externo no setor público com ênfase em compliance, gerenciamento matricial das despesas (GMD), custos e gerenciamento de riscos na administração pública.

Downloads

Publicado

2020-12-11

Como Citar

Freitas, C. M. de, Morais, J. J. da silva, & Vieira Gonçalves Pereira, D. M. (2020). Governança pública: análise da alienação de bens móveis com base nas recomendações da IFAC no IFPB: analyze the elimination of furniture blessings based on the IFAC recommendations in the IFPB. Revista Do Serviço Público, 71(c), 375-403. https://doi.org/10.21874/rsp.v71ic.4678

Edição

Seção

Especial: Caminhos da Governança Pública (encerrada)