O Controle Externo do Legislativo: Argentina, Brasil e Chile

Autores

  • Monique Menezes Universidade Federal do Piauí - UFPI Programa de Mestrado em Ciência Política

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v66i2.521

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o controle externo exercido pelas instituições do Poder Legislativo na Argentina, Brasil e Chile. As questões de fundo deste estudo são: Em que medida as instituições de fiscalização podem contribuir para a qualidade da democracia? Em outras palavras, essas instituições contribuem para aumentar a accountability da burocracia do Executivo? O estudo discute o desenho institucional dos três países apontando suas virtudes e problemas. Dentre as conclusões do trabalho destaco que o desenho das instituições de controle externo possuem menor importância, se comparada à estrutura institucional mais ampla do país e a cultura política de intolerância à corrupção.  

Palavras chaves: accountability, controle externo e instituições

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monique Menezes, Universidade Federal do Piauí - UFPI Programa de Mestrado em Ciência Política

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2003), mestrado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro (2010). Desenvolveu parte de sua pesquisa de doutorado no Departamento de Ciência Política da University California de San Diego (UCSD) como visiting scholar. Atualmente é  professora adjunta do mestrado em Ciência Política da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: instituições de controle horizontal, políticas públicas e agências reguladoras.

Downloads

Publicado

2015-07-07

Como Citar

Menezes, M. (2015). O Controle Externo do Legislativo: Argentina, Brasil e Chile. Revista Do Serviço Público, 66(2), 281 - 310. https://doi.org/10.21874/rsp.v66i2.521

Edição

Seção

Artigos