Nada mais prático que uma boa teoria
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v43i1.1877Resumo
Nos dias de hoje parece estar se tornando modismo a concepção de que “na prática a teoria é outra” ou, o que é pior, algo como “teoria, ora teoria!”, parodiando a famosa exclamação atribuída a Getúlio Vargas, “lei, ora lei”. Em recentes seminários, um conferencista americano e outro japonês alertavam atônitos ouvintes para a distância entre teoria e prática profissional. Dizia o americano que os estudantes após formados haveriam de concluir da inutilidade de noventa por cento do que estudaram nas universidades, quer por discrepâncias entre teoria e prática, que por obsolescência dos ensinamentos. O japonês foi mais enfático: há um distanciamento cada vez maior entre escola e empresa; entre a escola de 2º grau e a moderna empresa esse distanciamento é total, pela inutilidade dos ensinamentos daquela — a própria empresa passa a ser a escola de habilitação profissional. Essa distância, segundo o conferencista, diminui relativamente a Universidade, mas mesmo assim uma e outra não se completam.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).