Cheguei à RSP e quero submeter meu artigo. O que preciso saber para concluir minha submissão com sucesso?

2020-10-14

Bem-vindo à RSP. 

Eis aqui algumas dicas para que você tenha menos retrabalho em sua submissão.

1. Ao preencher os campos de título e/ou subtítulo , não usar CAIXA ALTA. Respeite o uso de maiúsculas e minúsculas. A mesma regra vale para o preenchimento do(s)  nome(s) dos autor(es).

2. Embora o OJS separe títulos e subtítulos, considere os seguintes exemplos:

Exemplo correto 1

Título: "A história monetária dos EUA: um estudo da atuação do FED".

Exemplo correto 2

Título e subtítulo

Título: "O uso do teletrabalho no serviço público"

Subtítulo: "- estudo de caso para a universidade XPTO"

3. Informe seus dados de forma o mais completa possível. Isto poupará seu trabalho no final, caso o artigo seja aceito. Você deve informar o seu número ORCID. Portanto, cadastre-se na plataforma do ORCID antes de submeter seu artigo (para cadastro: https://orcid.org). 

4. Autores recém-chegados ao mundo das publicações científicas e/ou à RSP perceberão que há vários dados a serem preenchidos no ato da submissão. Em especial, há um "Resumo da biografia" que deve ser preenchido com parcimônia. Aconselha-se a informar a filiação atual apenas. Lembre-se que é um "resumo", não um espaço para se informar um mini-currículo. 

Exemplo correto: João XPTO é professor do Programa de Pós-Graduação em XX da Universidade ABCD (PPGXX-UABCD) e doutor em ZZZ. 

Exemplo incorreto: João XPTO é professor do Programa de Pós-Graduação em XX da Universidade ABCD (PPGXX-UABCD) e doutor em ZZZ pela UFMG (1990-1996), foi fuzileiro naval, gosta de jogar boliche, orienta nas áreas de X, Y, Z, W, A, C, D etc.

5. Caso o artigo submetido seja em coautoria, todos os dados de todos os autores devem ser informados no ato da submissão, em ordem decrescente em relação ao autor principal. A RSP não incluirá nem excluirá autores após a submissão. Submissões incompletas serão rejeitadas e o autor deverá submeter novamente o artigo. Poupe seu trabalho atentando para o correto preenchimento de seu cadastro e dos metadados.

6. Esqueceu de incluir o financiamento de uma fundação de amparo ou um agradecimento? Não se preocupe. Caso seu artigo seja aprovado, você poderá incluir estes detalhes antes da publicação. A equipe editorial irá avisá-lo no tempo correto.

Ah sim, não deixe de ler as "Diretrizes para os autores".