Capacitação e formação para o setor público e os modelos de escola de governo no Brasil

  • Milena de Senne Ranzini Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Newton Antonio Paciulli Bryan Universidade de Campinas - UNICAMP
Palavras-chave: escola de governo, capacitação profissional, servidor público

Resumo

A capacitação e formação para o setor público ganharam destaque no Brasil, a partir de 1995, com os debates sobre a modernização das funções do Estado. Para promover maior capacidade de governo, foram criadas “escolas de governo” voltadas à qualificação de servidores públicos nos diversos entes federativos e poderes governamentais. A prestação dos serviços públicos não ficou restrita ao aparato governamental, assim como as experiências de profissionalização voltadas ao setor público, que também ocorreram em espaços não governamentais. Este artigo objetiva compreender os diferentes modelos de escolas de governo desenvolvidos no Brasil. Utilizamos a abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica e, baseando-se no ambiente onde estavam inseridos, classificamos os modelos identificados em: escolas de governo, instituições de ensino superior, universidades corporativas, organizações não governamentais e fundações partidárias. Concluímos que existe uma multiplicidade de organizações promovendo a profissionalização de servidores públicos, com intersecções variadas e diferenciados graus de atuação.

Biografia do Autor

Milena de Senne Ranzini, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Mestranda em Educação na UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas. Possui Especialização em Gestão Estratégica Pública pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (2005). Possui MBA em Gestão de Pessoas pela FGV - Campinas (2011). Possui graduação em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Atualmente é Analista de Gestão de Pessoas da Prefeitura Municipal de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas, Administração e Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de pessoas, gestão pública, capacitação de servidores públicos, recursos humanos e formação de gestores. Tem experiência em Escolas de Governo.
Newton Antonio Paciulli Bryan, Universidade de Campinas - UNICAMP
 Possui mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1983), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e pós doutorado pelo IEDES/Université Paris I (Panthéon-Sorbonne) . Atualmente é professor da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração, Planejamento e Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e política educacional, educação e desenvolvimento sustentável, educação e trabalho e educação comparada internacional.
Publicado
2017-06-30
Como Citar
Ranzini, M. de S., & Bryan, N. A. P. (2017). Capacitação e formação para o setor público e os modelos de escola de governo no Brasil. Revista Do Serviço Público, 68(2). https://doi.org/10.21874/rsp.v68i2.1004
Seção
Artigos