Panorama e determinantes da satisfação com os serviços públicos no Brasil

Autores

  • Robert Bonifácio
  • Rogério Schlegel

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v63i4.105

Resumo

A percepção do cidadão sobre a qualidade dos serviços públicos é dimensão que merece ser avaliada por ser indicador do nível de responsividade do Estado e da qualidade da democracia. No Brasil, entretanto, são raros estudos com esse objeto. O artigo utiliza surveys com representatividade nacional, aplicados entre 1993 e 2010, para medir a satisfação com os serviços públicos e buscar seus determinantes. Os dados empíricos mostram melhora na avaliação no período observado, sugerem que os níveis de escolaridade e informação são os preditores mais consistentes da satisfação com os serviços públicos e que, no contexto brasileiro, o contato direto pode impactar negativamente a percepção sobre eles.

Palavras-chave: serviços públicos; Estado; democracia; cidadão crítico

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Publicado

2014-01-29

Como Citar

Bonifácio, R., & Schlegel, R. (2014). Panorama e determinantes da satisfação com os serviços públicos no Brasil. Revista Do Serviço Público, 63(4), p. 413-434. https://doi.org/10.21874/rsp.v63i4.105

Edição

Seção

Artigos