Um novo paradigma em Gestão Pública
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v66i3.1224Resumo
Escrito em 1988, período em que o autor do artigo, o pensador argentino Bernardo Kliksberg, atuava como Diretor do Programa Regional das Nações Unidas para o Desenvolvimento e Capacitação de Gerência no Setor Público, o texto aborda a emergência de questões sobre o ideal funcionamento do Estado em pleno contexto de mudanças democráticas nas Américas, em especial, no Brasil. O artigo é inicialmente orientado para perguntas, tais como: como tornar eficiente o Estado atual? Como transformá-lo num Estado em conformidade com as bases do projeto democrático? Como conseguir formar uma geração de gerentes no setor público capazes de atuar com eficiência técnica? Será este Estado viável? Por que fracassaram os sucessivos projetos de “reforma administrativa”? Que possibilidade existe, em termos de ciência e tecnologia da gestão, de dar respostas razoáveis a essas perguntas? Kliksberg se propõe a analisar as questões por meio do estudo de tendências significativas de mudança na realidade regional, que contavam com pontos de referência em nível internacional, o que representava para o autor, muito provavelmente, o início de uma possibilidade séria de se chegar a respostas efetivas para as demandas do período. Para Kliksberg era condenável a afirmação de que a ineficiência do Estado era um fator congênito. Tal ideia precisava ser atacada, uma vez que seria uma falácia questionável em todos os seus aspectos a dita supremacia do setor privado sobre o público.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).