O papel dos agentes de recursos humanos na implementação da Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal (PASS)

Autores

  • José Marçal Jackson Filho FUNDACENTRO/PR
  • Tarsila Baptista Ponce

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v68i1.1282

Palavras-chave:

Recursos Humanos, Saúde do Servidor Público, Política de saúde

Resumo

Os agentes de recursos humanos (RH) das instituições públicas federais têm a responsabilidade de intermediar os afastamentos por problemas de saúde dos servidores junto ao Subsistema Integrado de Atenção à Saúde dos Servidores (SIASS), instituído pela PASS desde 2009. O objetivo deste estudo é analisar o trabalho desses agentes e sua margem de ação diante das prescrições da PASS e dos meios oferecidos pelo SIASS. Para tanto, foram realizadas análise documental e entrevistas semiestruturadas com dez agentes de RH de sete instituições da cidade de São Paulo, utilizando-se análise de conteúdo do tipo temática para tratamento do material. Os resultados mostram que o trabalho dos agentes está voltado, sobretudo, às práticas de controle dos afastamentos dos servidores ao trabalho, ocorrendo em serviços que não dispõem de recursos e estrutura suficiente. Desse modo, a PASS tem sido pouco efetiva para enfrentar os problemas de saúde dos servidores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-03-31

Como Citar

Jackson Filho, J. M., & Ponce, T. B. (2017). O papel dos agentes de recursos humanos na implementação da Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal (PASS). Revista Do Serviço Público, 68(1), 131 - 156. https://doi.org/10.21874/rsp.v68i1.1282

Edição

Seção

Artigos