Dez anos de CNJ: reflexões do envolvimento com a melhoria da eficiência do Judiciário brasileiro

Autores

  • Leonel Gois Lima Oliveira Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresa da Fundação Getulio Vargas (EBAPE/FGV) Escola Superior de Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC)

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v68i3.1364

Palavras-chave:

poder judiciário, reforma judiciária, planejamento estratégico, avaliação de desempenho, eficiência

Resumo

O objetivo deste ensaio é trazer reflexões sobre os dez anos de existência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a sua atuação na melhoria dos níveis de eficiência do Judiciário brasileiro. O ensaio discute e aponta lacunas ao propor a realização de estudos futuros sobre a gestão do Poder Judiciário. Os seguintes aspectos são abordados: Reforma do Judiciário e suas perspectivas; planejamento estratégico e metas anuais; mensuração de desempenho e eficiência. As reflexões propostas, no campo teórico e metodológico, podem ser incorporadas a modelos e práticas que buscam evidenciar um Judiciário mais célere e efetivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonel Gois Lima Oliveira, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresa da Fundação Getulio Vargas (EBAPE/FGV) Escola Superior de Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC)

Doutor em Administração pela EBAPE/FGV; Mestre em Administração pela UECE; Graduação em Administração pela UFC; Professor da ESMEC;

Downloads

Publicado

2017-09-29

Como Citar

Oliveira, L. G. L. (2017). Dez anos de CNJ: reflexões do envolvimento com a melhoria da eficiência do Judiciário brasileiro. Revista Do Serviço Público, 68(3), 631-656. https://doi.org/10.21874/rsp.v68i3.1364

Edição

Seção

Ensaios