Suporte de identificação e enfrentamento de situações-problema (Siesp)

Autores

  • Pedro Paulo Costallat Bruno

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v59i1.138

Resumo

Desenvolve e aplica o Suporte de Identificação e Enfrentamento de Situações Problema (Siesp). Sob o ponto de vista descritivo, esse recurso busca ampliar e explicitar informações sobre situações-problema existentes nas organizações, mas que não são facilmente percebidas. Sob o ponto de vista prescritivo, esse Suporte baseado na Metodologia de Sistemas Flexíveis (MSF) busca ampliar e explicitar conhecimentos a serem aproveitados para converter decisões bem informadas em ações oportunas de confronto da situação antes enquadrada como problemática, porque ela causa ou tem potencial para causar consequências indesejáveis. O contexto focalizado é o sistema de informação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O resultado desse trabalho é relatado neste artigo. Novos trabalhos poderão ser realizados com o propósito de aplicar o SIESP em outras realidades organizacionais, com vistas a consolidá-lo como recurso útil destinado a ampliar, explicitar e aproveitar conhecimentos.

Palavras-chave: informação, conhecimento, decisão, situação-problema, MSF.

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Publicado

2014-02-18

Como Citar

Costallat Bruno, P. P. (2014). Suporte de identificação e enfrentamento de situações-problema (Siesp). Revista Do Serviço Público, 59(1), p. 23-42. https://doi.org/10.21874/rsp.v59i1.138

Edição

Seção

Artigos