Schools of Government’s roles and challenges for institutionalization: a comparative study in the Brazilian Federal Public Sector

Autores

  • Diogo Ribeiro da Fonseca Universidade de Brasília http://orcid.org/0000-0002-3062-6093
  • Marizaura Reis de Souza Camões Escola Nacional de Administração Pública
  • Pedro Luiz Costa Cavalcante Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
  • Joselene Lemos Enap
  • Pedro Lucas de Moura Palotti

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v70i0.1458

Palavras-chave:

Schools of Government, Human Resource Development, Training

Resumo

The role of Schools of Government has been relatively vague in the literature and in several countries’ public administrations. Consequently, schools operate in normative contexts that do not address their specific needs and purposes as educational entities. The present study seeks to comparatively describe institutional, strategic and educational characteristics of 17 Brazilian Federal Schools of Government to define aspects for their distinctive characterization. The qualitative research was based in document analysis and structured interviews with heads in schools. The results present a common identity between schools, as well as differences regarding their configurations. We attempt to propose a typology for the sampled schools which, we suggest, may be used as a means for a general theory for the comprehension of varying characteristics between schools of government, relating to their roles and formats. The study contributes to a better understanding regarding the role of schools of government and proposes further research to support their institutionalization and development.

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Biografia do Autor

Diogo Ribeiro da Fonseca, Universidade de Brasília

Diogo Ribeiro da Fonseca possui graduação, mestrado e é doutorando em Administração pela Universidade de Brasília (UnB). Técnico Adminsitrativo na Agência Nacional de Transportes Terrestres, também atua como Pesquisador Sênior no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília e como Pesquisador na Coordenação-Geral de Pesquisa da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Desenvolve projetos e pesquisas voltados para o desenvolvimento tecnologias de gestão e desenvolvimento de pessoal para organizações públicas.

Marizaura Reis de Souza Camões, Escola Nacional de Administração Pública

Membro da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Atualmente ocupa o cargo de Coordenadora-Geral de Pesquisa da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Pedro Luiz Costa Cavalcante, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Doutor em Ciência Política (UnB) com pós doutorado na School of International and Public Affairs (SIPA) da Columbia University e Estágio de Doutorando (University of California - San Diego). Mestre em Ciência Política pela UnB (2007); possui especialização em Administração Pública pela EBAPE/FGV e graduação em Ciência Política pela Universidade de Brasília (2001). Desde 2004 pertence à carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do MPOG. Ocupou cargos de direção e coordenação no governo federal. Atualmente é Coordenador de Estudos e Políticas de Estado e Democracia no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Coordenador do GT Inovação na Gestão Pública da Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAB) e Líder da divisão acadêmica de APB da ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Professor do Mestrado Profissional em Administração Pública do Ppga/UnB e Idp. Professor Colaborador de cursos na Enap e FDC. Tem experiência na área de Gestão Pública e Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação em governo, governança, burocracia, coordenação de políticas públicas, instituições e desigualdades. (Texto informado pelo autor) ID Lattes: 8696854229474275

Pedro Lucas de Moura Palotti

Doutor em Ciência Política pela Universidade de Brasília (2017). Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012) e graduado em Administração Pública pela Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro (2008) e em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Desde 2011, é membro da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério da Economia. Atualmente está em exercício descentralizado no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). É professor no Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e no Mestrado Profissional em Administração Pública do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Tem interesse nas áreas de gestão pública, serviço civil, federalismo e relações intergovernamentais. (Texto informado pelo autor) ID Lattes: 9495038512676847

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Publicado

2019-12-06

Como Citar

Fonseca, D. R. da, Camões, M. R. de S., Cavalcante, P. L. C., Lemos, J., & Palotti, P. L. de M. (2019). Schools of Government’s roles and challenges for institutionalization: a comparative study in the Brazilian Federal Public Sector. Revista Do Serviço Público, 70, 71-106. https://doi.org/10.21874/rsp.v70i0.1458

Edição

Seção

Especial: Três Década de Enap e de Escolas de Governo (encerrada)