A educação a distância no processo de formação continuada da administração pública: as contribuições da Revista do Serviço Público

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v68i3.1508

Palavras-chave:

educação a distância, educação continuada, escola de governo, servidor público, administração pública

Resumo

No ano em que a Enap comemora 30 anos, nada mais oportuno que apresentar as contribuições da Revista do Serviço Público (RSP) para a discussão sobre a profissionalização dos serviços públicos. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é refletir sobre os modos pelos quais a educação a distância, enquanto estratégia de formação continuada capaz de propiciar novas dinâmicas de ensino e aprendizagem, tem sido tematizada e problematizada nos contornos do periódico nacional mais longevo na área de administração pública. O conjunto dos 575 textos publicados na RSP, desde 1989 até os dias atuais, contempla artigos, ensaios, entrevistas, reportagens e resenhas que expressam, direta ou indiretamente, múltiplas perspectivas a respeito dos desafios da formação continuada. Entre eles, a educação a distância (EAD) revela-se como tendência irreversível no contexto da denominada sociedade da informação, uma vez que as potencialidades das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) apontam para o rompimento das barreiras espaço-temporais, bem como para a emergência do paradigma da interatividade, que impõe a superação do modelo tradicional de formação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Duran, Exército Brasileiro (CEP-FDC/ECEME - INSTITUTO MEIRA MATTOS/CEADEx)

Pedagoga, especialista em EAD, mestre e doutora em educação pela Faculdade de Educação da USP. Professora e pesquisadora do Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CEP-FDC),  assessora pedagógica do Centro e Educação a Distância do Exército (CEADEx) e aluna do Instituto Meira Mattos - ECEME (estágio pós-doutoral).

Downloads

Publicado

2017-09-29

Como Citar

Duran, D. (2017). A educação a distância no processo de formação continuada da administração pública: as contribuições da Revista do Serviço Público. Revista Do Serviço Público, 68(3), 705-736. https://doi.org/10.21874/rsp.v68i3.1508

Edição

Seção

Artigos