O MERCADO DE ENERGIA ELÉTRICA: Avanços metodológicos recentes e áreas de investigação prioritária nos estudos de mercado de energia elétrica
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v43i0.1964Resumo
Contexto de planejamento da década de 80 Até o final da década de 1970, no Brasil, o planejamento dos sistemas de energia elétrica se desenvolvia dentro de um ambiente de relativa estabilidade, de crescimento econômico a taxas elevadas e num mercado em que a oferta era historicamente inferior à demanda, aos preços de energia elétrica vigentes. Dada a estabilidade ou comportamento regular dos preços dos principais recursos energéticos, o planejamento podia se dar com relativa independência face às definições dos demais sistemas supridores de energia. Métodos de previsão da demanda, baseados muitas vezes em correlações simples do consumo de energia elétrica com o tempo ou, ainda, com o nível de atividade econômica, foram bastante satisfatórios até então, produzindo previsões com considerável grau de acerto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).