A GESTÃO DO SETOR... Setor de energia elétrica: alternativas ao modelo de atuação atual

Autores

  • Mário Penna Bhering ENAP

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v43i0.1976

Resumo

O atual modelo do setor ae energia elétrica foi concebido em uma fase marcada pela precariedade dos serviços, com problemas freqüentes no atendimento do mercado consumidor.  A existência de potencial hídrico abundante, com aproveitamentos baratos, porém intensivos em capital e de longa maturação e a ausência de um mercado financeiro privado capaz de atender as necessidades de recursos, levaram o Governo a assumir o encargo de promover a expansão do sistema e adequá-lo 'às exigências do processo de crescimento econômico.
Do ponto de vista organizacional, o Governo Federal responsabilizou-se pelo
planejamento setorial e pela execução das obras de geração e transmissão, através do Grupo ELETROBRÁS,enquantoque os governos estaduais constituíram empresas dedicadas principalmente à distribuição da energia elétrica. Essas empresas, através de fusões e absorção de pequenas concessionárias locais, são hoje, de um modo geral, responsáveis pela distribuição no âmbito dos respectivos Estados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-06-20

Como Citar

Bhering, M. P. (2017). A GESTÃO DO SETOR. Setor de energia elétrica: alternativas ao modelo de atuação atual. Revista Do Serviço Público, 43, 153-155. https://doi.org/10.21874/rsp.v43i0.1976

Edição

Seção

Artigos