A CAPACITAÇÃO ECONOMICO-FINANCEIRA... A estrutura tarifária de energia elétrica com base nos custos dos fornecimentos
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v43i0.1980Resumo
Durante o ano de 1982 o Ministério das Minas e Energia — MME, através do Departamento Nacional de Aguas e Energia Elétrica — DNAEE, iniciou um processo de alteração da estrutura das tarifas de energia elétrica com a introdução de tarifas horo-sazonais. Estas tarifas serão obrigatórias para uma boa parte dos consumidores do Grupo A (acima de 2,3 kV) a partir de 1987. As tarifas horo-sazonais são resultantes de estudos do "custo dos Fornecimentos" de energia elétrica no Brasil, iniciados em 1977. O presente trabalho apresenta alguns aspectos conceituais sobre custos dos fornecimentos de energia elétrica, descreve como tais custos foram obtidos no Brasil, discute e analisa alguns aspectos importantes das tarifas de referência, resultantes dos custos calculados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).