A dimensão sociológica das organizações e empresas
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v43i4.2030Resumo
As organizações são antes de tudo uma rede de relações sociais. Por uma dessas miopias tão frequentes na administração, a visão corrente sobre as organizações ou sobre as empresas sofre sérias deformações que obnubilam a mente dos administradores e obscurecem o processo decisório. Uma delas é a monopolização do subsistema técnico. Tal deformação se manifesta tanto na relutância em se estender a qualificação de empresa para além das organizações dedicadas à produção de bens ou serviços e com fins lucrativos, quanto na propensão dos administradores públicos ou privados de maximizar as funções voltadas diretamente para o objeto formalístico de suas organizações em detrimento dos aspectos sociológicos e administrativos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).