A pesca da baleia, uma advertência para o futuro
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v40i4.2165Resumo
Na sua atual acepção, a conservação da natureza é definida como a utilização pelo homem dos elementos da biosfera, sejam eles animais ou plantas, de tal forma que viabilize o maior benefício para as gerações presentes, garantindo, porém, suas potencialidades para satisfazer as necessidades e aspirações daqueles que nos sucederão no planeta. Em síntese, significa a exploração racional e sensata dos recursos naturais, sem destruí-los em proveito da ganância ou de lucros imediatos. Nesse particular, o relato da história da caça às baleias e de suas consequências é um magnífico exemplo do que não deve ser feito, e constitui uma lição para todos aqueles que, detendo alguma parcela de poder decisório, necessitam deliberar sobre o uso das riquezas naturais que recebemos como herança dos antepassados e que temos o dever de transmitir aos nossos descendentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).