A participação dos beneficiários em estratégias de redução da pobreza: análise de suas contribuições

Autores

  • Willber da Rocha Severo

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v55i1-2.246

Resumo

O tamanho e a complexidade do desafio de combater a pobreza têm criado a necessidade de se identificar novas maneiras de atacar o problema. Um importante elemento da atual discussão é o envolvimento dos stakeholders primários nas atividades da intervenção de desenvolvimento.

O presente trabalho revisa e sintetiza a literatura especializada para analisar as contribuições da participação para a redução da pobreza. Ele identificou que participação aumenta o impacto das estratégias de redução da pobreza, por meio do empoderamento dos stakeholders primários e de melhorias na efetividade, na eficiência e na sustentabilidade das intervenções. Os estudos de caso indicam, também, que  altos níveis de participação tendem a contribuir mais para o sucesso da estratégia.Contudo, garantir uma “real” participação dos beneficiários não é fácil.

Como resultado desse estudo, são dadas algumas recomendações para futuras políticas de combate à pobreza. Se adotadas, elas podem ajudar a vencer as dificuldades e desafios apontados e a maximizar as contribuições da participação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-02-20

Como Citar

Severo, W. da R. (2014). A participação dos beneficiários em estratégias de redução da pobreza: análise de suas contribuições. Revista Do Serviço Público, 55(1-2), p. 67-88. https://doi.org/10.21874/rsp.v55i1-2.246

Edição

Seção

Artigos