Administração, sua teoria e dinâmica
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v0i2.2879Resumo
Oferece-nos, Nogueira de Faria, emérito Professor da Faculdade de Ciências Econômicas do Estado da Guanabara e da Escola do Serviço Público do D.A.S.P., trabalho de boa envergadura, sobre a ciência da administração, sua origem, teoria e dinâmica. Partindo dos tempos do rei babilônico Hammurabi,(1.728 a 1.686 A. C.), quando se manifestou a mais remota organização do trabalho de que se tem notícia, o autor mostra-nos as variações da arte de administração até os nossos dias, mencionando seu desenvolvimento na América do Norte,, a partir de 1920, quando a improvisação de administradores era notória, para chegar à figura máxima profissional dos eurocratas e Robert McNamara. Para o autor, o Brasil, no que concerne à formação técnica de administradores, ainda se encontra na época em que se iniciou, na América do Norte, a caminhada para a atualidade (1920).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).