Alinhamento da gestão de processos com os mecanismos do modelo de governança pública do TCU: O estudo de caso em uma universidade federal da Amazônia Oriental

Autores

  • Alan Carlos Pereira da Costa Universidade Federal do Amapá
  • Ana Flavia Pacheco Leal Universidade Federal do Amapá
  • Lana Caroline Barbosa do Nascimento Universidade Federal do Amapá
  • Cláudio Márcio Campos de Mendonça Universidade Federal do Amapá
  • Lenin Cavalcanti Brito Guerra Instituto Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v69i3.3183

Palavras-chave:

Governança Pública, Gestão de Processos, Instituições Públicas de Ensino Superior, BPMN

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar as relações existentes entre os mecanismos de Governança Pública do Tribunal de Contas da União (TCU) e a implementação de uma gestão de processos no âmbito da Universidade Federal do Amapá. Do ponto de vista metodológico, quanto aos fins, este estudo é descritivo e exploratório, com abordagem ao problema ocorrendo de forma qualitativa; quantos aos meios, pode ser caracterizado como um estudo de caso. Na coleta de dados, elaborou-se um instrumento de pesquisa à luz dos mecanismos de governança pública do TCU e realizadas entrevistas semiestruturadas com os principais gestores da Unifap. No tratamento dos dados coletados, foi realizada análise de conteúdo. Os resultados apontaram relação entre a adoção de uma gestão de processos com os mecanismos de governança pública apresentados pelo TCU (2014), de modo que os processos permitem à governança, maior transparência quanto às atividades executadas, definição das competências entre os atores do processos, identificação de falhas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alan Carlos Pereira da Costa, Universidade Federal do Amapá

Acadêmico do VIII semestre de Bacharelado em Administração pela Universidade Federal do Amapá-Unifap, realizou Mobilidade Acadêmica Nacional-Andifes na Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, é integrante do grupo de Pesquisa do Negeo-Unifap. Realiza pesquisas nas seguintes áreas: Marketing Digital, Gestão Escolar e Processos Organizacionais.

Ana Flavia Pacheco Leal, Universidade Federal do Amapá

Graduada em Administração pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Participou do projeto de extensão POP (Procedimentos Operacionais Padrão). Possui experiência na construção e aplicação de Planejamento Estratégico. Dispõe de experiência na área bancária.

Lana Caroline Barbosa do Nascimento, Universidade Federal do Amapá

Graduada em Administração pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Participou do Projeto de Extensão POP (Procedimento Operacional Padrão). Possui experiência na área de Gestão de Pessoas.

Cláudio Márcio Campos de Mendonça, Universidade Federal do Amapá

Pós-Doutorado em Gestão na Católica Porto Business School (2018), Doutorado em Administração pelo PPGA/UFRN (2015), Mestrado em administração, Especializações: MBA em Gestão da Tecnologia da Informação e Gestão Universitária. Graduação em Processamento de Dados (1996) e Administração (2012) pela Universidade Potiguar - UnP. Atualmente Professor com Dedicação Exclusiva na Universidade Federal do Amapá. Experiência nas áreas de tecnologia da informação, educação a distância e gestão de ensino superior. Professor Universitário desde 1997, lecionando disciplinas principalmente nos cursos de Sistemas de Informação, Administração e Gestão Pública, além de disciplinas de Pós-Graduação lato sensu. Também atuação como Diretor de TI, Pró-Reitor de Graduação e Diretor de Qualidade Acadêmica de um Universidade Privada. Consultoria na área de Tecnologia da Informação e Inovação Tecnológica. Experiência em disciplinas de Governança Corporativa, Governança de TI, Tecnologia da Informação, Inovação Tecnológica, Empreendedorismo, Estratégia, Gestão de Processos e Gestão de Projetos. Avaliador do MEC para cursos de Administração à Distância.

Lenin Cavalcanti Brito Guerra, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Doutor e Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGA/UFRN) na área de Políticas e Gestão Pública, especialista em Formação Docente para o Ensino Superior pelo Centro Universitário UniFacex (2006) e graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), lotado no Campus Natal Central, atuando nos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão Pública e Comércio Exterior.

Downloads

Publicado

2018-11-12

Como Citar

Costa, A. C. P. da, Leal, A. F. P., Nascimento, L. C. B. do, Mendonça, C. M. C. de, & Guerra, L. C. B. (2018). Alinhamento da gestão de processos com os mecanismos do modelo de governança pública do TCU: O estudo de caso em uma universidade federal da Amazônia Oriental. Revista Do Serviço Público, 69(3), 741-772. https://doi.org/10.21874/rsp.v69i3.3183

Edição

Seção

Artigos