Alinhando governança corporativa e gestão:descrição e análise do modelo do Banco Central do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v71i2.3185

Palavras-chave:

governança corporativa, bancos centrais, governança e gestão

Resumo

A governança se tornou um tópico de interesse nas organizações públicas, porém, o tema é relativamente novo nos bancos centrais. Assim, para promover uma melhor compreensão sobre o tema, este artigo apresenta um modelo que evidencia a forma como a governança corporativa e a gestão se relacionam no Banco Central do Brasil (BCB). Em sua essência, o conceito de governança corporativa diz respeito ao sistema pelo qual as organizações são dirigidas e controladas. O modelo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa aplicada e organizado em quatro etapas: planejamento, pesquisa bibliográfica e documental, pesquisa participante para construção do modelo e elaboração do relatório final. A etapa da pesquisa participante envolveu servidores do BCB que atuam nos temas de governança e gestão da organização. Para a representação do conhecimento, utilizou-se abordagem baseada em aspectos semânticos. O modelo resultante deste trabalho foi empregado para descrever e comunicar os processos de governança e gestão da organização. A sua importância reside na capacidade de demonstrar o alinhamento entre a governança e a gestão do BCB, o processo decisório, as relações das principais partes interessadas, bem como a interdependência dos instrumentos de gestão administrados por diferentes departamentos na organização, permitindo entender a complexidade do ambiente organizacional mediante a identificação dos seus elementos e da sua semântica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosalvo Ermes Streit, Banco Central do Brasil e Universidade Católica de Brasília, DF, Brasil

Doutor em administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), servidor do Banco Central do Brasil e professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Governança, Tecnologia e Inovação da Universidade Católica de Brasília. 

Fernando de Abreu Faria, Banco Central do Brasil, Brasília, DF, Brasil

Doutor em administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), servidor do Banco Central do Brasil. 

Downloads

Publicado

2020-06-17

Como Citar

Streit, R. E., & Faria, F. de A. (2020). Alinhando governança corporativa e gestão:descrição e análise do modelo do Banco Central do Brasil. Revista Do Serviço Público, 71(2), 330-363. https://doi.org/10.21874/rsp.v71i2.3185

Edição

Seção

Artigos