Parlamento de saberes: a atuação de cientistas sociais nos debates na Câmara dos Deputados como uma forma de serviço público
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v71i2.3325Palavras-chave:
debates legislativos, audiências públicas, Poder LegislativoResumo
Partindo da noção de intelectuais do campo das Ciências Sociais como intérpretes do mundo social e da política, o artigo tem como foco analítico a participação de cientistas sociais em debates políticos promovidos pela Câmara dos Deputados por meio das audiências públicas. O enfoque teórico adotado é o da Sociologia Política. Os debates são entendidos aqui como uma forma de serviço público prestado pelos pesquisadores convidados, a partir do compartilhamento de conhecimentos especializados no âmbito da agenda legislativa. As audiências públicas constituem um importante instrumento de trocas argumentativas e fontes de informação para subsidiar as decisões dos parlamentares. Para tanto, foram entrevistados antropólogos, cientistas políticos e sociólogos que participaram de debates no contexto legislativo ou que acompanham tais discussões. As conclusões indicam um olhar crítico desses atores, focado em duas abordagens: (a) os impactos e efeitos positivos do uso da expertise intelectual no campo político; e (b) nas suas limitações, devido à superficialidade e uso instrumental dos debates, principalmente no caso das audiências públicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).