Parlamento de saberes: a atuação de cientistas sociais nos debates na Câmara dos Deputados como uma forma de serviço público

Autores

  • Antonio Teixeira de Barros Programa de Mestrado em Ciência Política do Centro de Formação da Câmara dos Deputados (CEFOR) http://orcid.org/0000-0002-3061-8202

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v71i2.3325

Palavras-chave:

debates legislativos, audiências públicas, Poder Legislativo

Resumo

Partindo da noção de intelectuais do campo das Ciências Sociais como intérpretes do mundo social e da política, o artigo tem como foco analítico a participação de cientistas sociais em debates políticos promovidos pela Câmara dos Deputados por meio das audiências públicas. O enfoque teórico adotado é o da Sociologia Política. Os debates são entendidos aqui como uma forma de serviço público prestado pelos pesquisadores convidados, a partir do compartilhamento de conhecimentos especializados no âmbito da agenda legislativa. As audiências públicas constituem um importante instrumento de trocas argumentativas e fontes de informação para subsidiar as decisões dos parlamentares. Para tanto, foram entrevistados antropólogos, cientistas políticos e sociólogos que participaram de debates no contexto legislativo ou que acompanham tais discussões. As conclusões indicam um olhar crítico desses atores, focado em duas abordagens: (a) os impactos e efeitos positivos do uso da expertise intelectual no campo político; e (b) nas suas limitações, devido à superficialidade e uso instrumental dos debates, principalmente no caso das audiências públicas.

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Biografia do Autor

Antonio Teixeira de Barros, Programa de Mestrado em Ciência Política do Centro de Formação da Câmara dos Deputados (CEFOR)

Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília. Docente e pesquisador do Programa de Mestrado em Ciência Política do Centro de Formação da Câmara dos Deputados (CEFOR).

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Publicado

2020-06-17

Como Citar

Barros, A. T. de. (2020). Parlamento de saberes: a atuação de cientistas sociais nos debates na Câmara dos Deputados como uma forma de serviço público. Revista Do Serviço Público, 71(2), 364-396. https://doi.org/10.21874/rsp.v71i2.3325

Edição

Seção

Artigos