Estágio probatório no sul do Brasil: uma comparação de práticas utilizadas na esfera municipal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v71i1.3596

Palavras-chave:

Avaliação especial de desempenho, Estágio probatório, Avaliação de desempenho

Resumo

O estágio probatório constitui uma etapa necessária para a aquisição da estabilidade no serviço público. Avalia o desempenho do servidor estatutário, visando manter no setor público apenas aqueles que apresentam determinado nível de desempenho. O presente estudo analisa o estágio probatório das três capitais da Região Sul do Brasil (Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre) com o intuito de verificar possíveis semelhanças e particularidades entre os municípios, além da adequação de sua implementação à Constituição Federal e à literatura na área. Para tal, analisou se a legislação que regulamenta o estágio probatório em cada município, caracterizando-se como um estudo de casos múltiplos. Os resultados deste estudo não apontaram diferenças marcantes no processo de estágio probatório nas capitais investigadas, identificando-se pequenas particularidades nos fatores analisados. Verificaram-se ainda fragilidades quanto à abrangência dos requisitos de avaliação e quanto à qualificação dos avaliadores para o desempenho dessa função.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Beatriz Nachtigall

Especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Formada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com MBA em Desenvolvimento Humano e Organizacional (IBGEN)

Paola Carmen Valenzuela Cánepa, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS. Doutora e Mestre em Administração com ênfase em Sistemas de Informação na Tomada das Decisões pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel Administração pela Universidad Del Pacífico (Lima - Peru). Professora adjunta na Universidade Estadual de Rio Grande do Sul – UERGS. Membro pesquisador no grupo de pesquisa Políticas, Gestão Pública e Desenvolvimento desta universidade.

Downloads

Publicado

2020-03-23

Como Citar

Nachtigall, V. B., & Cánepa, P. C. V. (2020). Estágio probatório no sul do Brasil: uma comparação de práticas utilizadas na esfera municipal. Revista Do Serviço Público, 71(1). https://doi.org/10.21874/rsp.v71i1.3596

Edição

Seção

Artigos