The impacts of Covid-19 on the major mining municipalities in Brazil
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v71i0.4974Palavras-chave:
BrasilResumo
Este artigo discute as influências da mineração na disseminação do novo coronavírus nos maiores municípios mineradores do Brasil, desde sua determinação como atividade essencial para o enfrentamento do Covid-19. A discussão teórica aborda a questão da disseminação do vírus ser maior ou não entre os trabalhadores que mantiveram suas atividades. O objetivo deste artigo é investigar como a atividade de mineração tem sido afetada e se está influenciando o panorama do crescente contágio no Brasil. Para mensurar as taxas de incidência, a metodologia envolveu análises quantitativas e qualitativas com base na seleção de um estudo de caso de municípios mineradores e no monitoramento da oferta de empregos. Além da pesquisa bibliográfica e de uma avaliação econômica do setor mineral brasileiro, a investigação enfoca a possível ligação entre os riscos à população local e à saúde dos trabalhadores na continuidade de suas atividades. Técnicas de georreferenciamento e a proposição de ações alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aplicados ao setor mineral também fizeram parte da metodologia de análise. Os resultados verificaram que: (i) há um maior grau de incidência de Covid-19 nos municípios mineradores selecionados do que nos demais municípios do mesmo estado; (ii) há uma proporção maior de casos de coronavírus nos municípios mineradores selecionados do que em outros na mesma faixa populacional; (iii) a oferta estável de empregos no setor de mineração entre 2019 e 2020 confirma a manutenção das atividades nos municípios mineradores selecionados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).