Mapeamento da oferta de capacitação nas escolas de governo no Brasil: gestão da informação para fortalecimento da gestão pública
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v61i3.51Resumo
Esse texto tem por objetivo apresentar os resultados parciais do projeto “Mapeamento da Oferta de Capacitação nas Escolas de Governo” e debater as possibilidades que se abrem para a gestão do conhecimento e para o gerenciamento das informações estratégicas visando à tomada de decisões e a otimização dos recursos disponíveis para a capacitação. O projeto mapeamento tem por objetivo coletar dados da oferta existente de capacitação em escolas de governo brasileiras, em nível municipal, estadual e federal. Foi concebido em três fases: coleta das informações cadastrais e sobre a disponibilidade de cursos; construção do vocabulário controlado e classificação dos cursos; e transposição dessas informações para um sistema de informações com interface web: o Sistema Mapa. O Sistema Mapa, se efetivamente incorporado e utilizado, poderá constituir um sistema de informação que auxilie os gestores e dirigentes a planejar e realizar planos de capacitação, utilizando de forma eficiente a oferta existente nas escolas de governo. Além disso, poderá contribuir para melhor coordenação das atividades de capacitação, incentivo à complementaridade, redução de duplicidades e incentivo à ampliação da comunicação entre as instituições da Rede.
Palavras-chave: Mapeamento da oferta de capacitação - Rede Nacional de Escolas de Governo – Sistema Mapa – formação de servidores públicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).