Coordenação, competição e estabilidade: lições da ‘reforma’ da política de ciência, tecnologia e inovação brasileira
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v66i1.519Resumo
Apresentamos uma discussão sobre os esforços de mudança da trajetória da política de ciência, tecnologia e inovação do Brasil por meio da investigação de uma política específica que era a síntese do modelo institucional que se pretendia alterar. A tentativa de mudança foi dirigida para os aspectos normativos da implementação. Conjugamos a análise desses aspectos com o uso de indicadores para o nível de competição e de priorização institucional da alocação orçamentária entre as diferentes macrorregiões do país. Com essa proposta metodológica, conseguimos argumentar sobre as influências de uma provável competição vertical, sobre a formação de capacidades para a coordenação federativa e sobre o papel das instituições e dos atores para a produção tanto de estabilidade quanto de mudança das políticas.
Palavras-chave: orçamento público, gestão orçamentária e financeira, investimento, instituição de pesquisa, ciência e tecnologia, inovação, pesquisa científica, bolsa de estudo, administração federal.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).