Do serviço público à Câmara dos Deputados: os parlamentares originários do funcionalismo público no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v66i4.615Resumo
O estudo mostra a variação do perfil político e social dos deputados federais com origem no funcionalismo público que foram eleitos para a Câmara dos Deputados entre 1982 e 2010. Partimos da suposição de que quanto mais alto o cargo ocupado no setor público, menor seria a extensão da carreira cumprida até a Câmara dos Deputados, já que o capital de função potencializaria seus recursos sociais e políticos. Vimos que há diferenças, embora moderadas, no perfil da carreira política entre diferentes escalões do funcionalismo público no Brasil. Contudo, o achado fundamental é a diferença dos parlamentares quando divididos por blocos ideológicos. O sucesso eleitoral dos servidores brasileiros depende menos de atributos ligados à sua função na burocracia do Estado e mais da força que o partido no governo pode exercer sobre o mercado eleitoral e o impulso que pode dar às suas respectivas carreiras políticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).