A noção de competência na gestão de pessoas: reflexões a partir de casos do setor público

Autores

  • Francielle Molon da Silva
  • Simone Portella Teixeira de Mello

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v62i2.67

Resumo

O presente ensaio traz à discussão a gestão por competências como atributo elementar para o desempenho organizacional, considerando o impacto que alterações sociais e econômicas têm no trabalho. O objetivo deste é contribuir para reflexões por parte de gestores, colaboradores e pesquisadores sobre a gestão por competências enquanto parte de uma gestão estratégica de pessoas, com uma visão mais abrangente. Para tanto, fez-se uma revisão bibliográfica que evidenciou a importância da gestão por competências no desempenho organizacional e na gestão estratégica de pessoas. O estudo aponta que o caminho ainda é vasto e impreciso nas empresas públicas pela complexidade cultural e política envolvida. O sucesso no desenvolvimento da gestão por competências (individual e organizacional) está em reconhecer que, por ser uma abordagem com foco nas pessoas, se trata de um processo evolucionário com eventos planejados e espontâneos que visam transformar comportamentos e atitudes, o que leva tempo e exige paciência ao longo das ações organizacionais do dia a dia.

Palavras chave: gestão pública; gestão de recursos humanos; competências.

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Publicado

2014-01-27

Como Citar

da Silva, F. M., & Mello, S. P. T. de. (2014). A noção de competência na gestão de pessoas: reflexões a partir de casos do setor público. Revista Do Serviço Público, 62(2), p. 167-183. https://doi.org/10.21874/rsp.v62i2.67

Edição

Seção

Artigos