Conhecimentos, habilidades e atitudes: o conceito de competências no trabalho e seu uso no setor público

Autores

  • Aleksandra Pereira dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v62i4.78

Resumo

Este estudo tem dois objetivos: revisar criticamente a produção científica nacional sobre o tema “competências no trabalho e nas organizações”; e apresentar o conceito e discutir sua utilização no setor público. Para tanto foram analisados relatos de pesquisa empírica e ensaios nacionais e estrangeiros – em periódicos de psicologia e administração. Foram discutidos: enfoques teóricos, instrumentos de coleta de dados, procedimentos de análise, entre outros aspectos. Na análise da produção nacional, constatou-se que, em sua maioria, as pesquisas: descrevem competências ocupacionais ou profissionais; possuem desenho survey; apresentam pluralidade quanto à natureza da pesquisa e utilização de métodos e técnicas para coleta e análise de dados; e são realizadas principalmente no setor terciário da economia. Verificou-se, ainda, a convergência do conceito de competência, diante da complexidade e fragmentação teórica previamente constatadas na literatura. Entretanto, mesmo em evidência, a produção científica brasileira sobre o tema é recente e ainda há uma lacuna sobre a discussão do construto e sua aplicação no setor público, em especial no caso brasileiro, quando se trata da administração pública federal, direta, autárquica e fundacional.

Palavras-chave: competências no trabalho e nas organizações, setor público, produção empírica nacional.

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Publicado

2014-01-28

Como Citar

Santos, A. P. dos. (2014). Conhecimentos, habilidades e atitudes: o conceito de competências no trabalho e seu uso no setor público. Revista Do Serviço Público, 62(4), p. 369-386. https://doi.org/10.21874/rsp.v62i4.78

Edição

Seção

Artigos