Características socioeconômicas da população e de seus representantes eleitos nas assembleias legislativas brasileiras: análise de convergência entre perfis

Autores

  • Cláudia Júlia Guimarães Horta Fundação João Pinheiro
  • Simone Cristina Dufloth Fundação João Pinheiro
  • Diego Roger Ramos Freitas Secretaria Estadual de Educação do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v67i4.989

Palavras-chave:

Estado e sociedade, sistema eleitoral, demografia, condição socioeconômica

Resumo

O trabalho investiga a existência de relação de similaridade entre as características gerais dos representantes eleitos nas assembleias legislativas e o perfil demográfico e socioeconômico da população em idade de votar nas grandes regiões e nos estados brasileiros. O estudo analisa comparativamente o perfil dos representantes eleitos no que se refere às suas características gerais, ou seja, sexo, idade, nível de escolaridade e ocupação no período de 1998 a 2010, em relação às características gerais da população no que diz respeito à idade, sexo, nível educacional e nível de renda. Conclui-se que as casas legislativas dos estados brasileiros não apresentam, de modo geral, semelhança com as características da sociedade brasileira, uma vez que não espelham de forma fidedigna a sociedade como um microcosmo de quem a representa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Júlia Guimarães Horta, Fundação João Pinheiro

Pesquisadora e docente da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro. Pós Doutora em Demografia (OXFORD). Doutora e Mestre em Demografia (UFMG). Bacharel em Estatística (UFMG).

Simone Cristina Dufloth, Fundação João Pinheiro

Pesquisadora e docente da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro. Doutora em Ciência da Informação (UFMG). Mestre em Ciências e Técnicas Nucleares (UFMG). Bacharel em Administração de Empresas (1988) e em Engenharia Elétrica - Sistemas Eletrônicos (PUC/MG).

Diego Roger Ramos Freitas, Secretaria Estadual de Educação do Estado de Minas Gerais

Mestre em Administração Pública (FJP). Especialista em Direito Municipal. Bacharel em Direito (UFMG).

Downloads

Publicado

2016-12-28

Como Citar

Horta, C. J. G., Dufloth, S. C., & Freitas, D. R. R. (2016). Características socioeconômicas da população e de seus representantes eleitos nas assembleias legislativas brasileiras: análise de convergência entre perfis. Revista Do Serviço Público, 67(4), 525 - 554. https://doi.org/10.21874/rsp.v67i4.989

Edição

Seção

Artigos