Forma e sentido da Educação Rural

Authors

  • José Arthur Rios

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v73i01,02%20e%2003.4381

Abstract

O conceito de educação rural, entre nós, tem sido colhido numa rêde de
equívocos. Descartando inicialmente os desvios demagógicos que vem sofrendo
depois que o eleitorado das zonas rurais passou a pesar sensivelmente na
balança dos pleitos, encontramos duas correntes principais de educadores que
disputam a caracterização do problema, adotando pontos de vista extremos.
Um grupo sustenta a tese da diferença essencial entre educação rural e urbana,
em seus processos como em seus fins. Para êsse grupo, que argumenta com
as diferenças entre os dois ambientes, o homem do campo constitui quase um
ser à parte, produto de uma bifurcação na linha evolutiva da espécie humana,
o que obriga os métodos educacionais a se bipartirem. Para êsses pedagogos,
vagamente inspirados em R o u s s e a u , qualquer influência urbana é altamente
nociva ao “rurícola”, que a cidade perverte irremediàvelmente.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2020-02-12

How to Cite

Arthur Rios, J. (2020). Forma e sentido da Educação Rural. Revista Do Serviço Público, 73(1, 2 e 3), 24-36. https://doi.org/10.21874/rsp.v73i01,02 e 03.4381

Issue

Section

Artigos