Forma e sentido da Educação Rural
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v73i01,02%20e%2003.4381Resumen
O conceito de educação rural, entre nós, tem sido colhido numa rêde de
equívocos. Descartando inicialmente os desvios demagógicos que vem sofrendo
depois que o eleitorado das zonas rurais passou a pesar sensivelmente na
balança dos pleitos, encontramos duas correntes principais de educadores que
disputam a caracterização do problema, adotando pontos de vista extremos.
Um grupo sustenta a tese da diferença essencial entre educação rural e urbana,
em seus processos como em seus fins. Para êsse grupo, que argumenta com
as diferenças entre os dois ambientes, o homem do campo constitui quase um
ser à parte, produto de uma bifurcação na linha evolutiva da espécie humana,
o que obriga os métodos educacionais a se bipartirem. Para êsses pedagogos,
vagamente inspirados em R o u s s e a u , qualquer influência urbana é altamente
nociva ao “rurícola”, que a cidade perverte irremediàvelmente.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).