Logics of action in the Brazilian bureaucracy

the case of the INCRA

Autores

Palavras-chave:

burocracia, clientelismo, espírito de corpo, serviço público, neopatrimonialismo

Resumo

Para avaliar as lógicas de atuação mais predominantes no órgão fundiário brasileiro, INCRA, tomamos como objeto os processos administrativos de parcerias de desenvolvimento e educação, relatórios de gestão, documentos de órgãos de controle de diversas superintendências e etnografia da burocracia em duas das 30 superintendências. Foram construídas tipologias e avaliadas as ações, discursos e cadeias de lealdade de grupos estratégicos na arena de disputa. Como resultado do entrelaçamento de lógicas de ação não universalistas – como o neopatrimonialismo, o clientelismo, o espírito de corpo – com as lógicas universalistas, observamos uma baixa entrega de bens e serviços à sociedade. Apesar do discurso de falta de pessoal e recursos, a titulação de assentamentos, prioridade da instituição e que não precisa de muitos recursos para ser feita, mostra as dificuldades de gestão. Para mudar essa situação, é necessário um melhor entendimento das lógicas de ação que os informam. Este artigo tenta trazer à luz os mecanismos ocultos da prática burocrática. Palavras-chave: burocracia, clientelismo, espírito de corpo, serviço público, neopatrimonialismo.

 

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Biografia do Autor

Paulo Freire Mello, INCRA

Engenheiro Agrônomo, mestre e doutor em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Servidor do INCRA (Rio Grande do Sul e Bahia). Autor de dezenas de artigos e 3 livros sobre assentamentos rurais, burocracia e hortaliças.

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Publicado

2022-09-30

Como Citar

Freire Mello, P. (2022). Logics of action in the Brazilian bureaucracy: the case of the INCRA. Revista Do Serviço Público, 73(3), 385-402. Recuperado de https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/6476

Edição

Seção

Artigos