Logics of action in the Brazilian bureaucracy
the case of the INCRA
Palavras-chave:
burocracia, clientelismo, espírito de corpo, serviço público, neopatrimonialismoResumo
Para avaliar as lógicas de atuação mais predominantes no órgão fundiário brasileiro, INCRA, tomamos como objeto os processos administrativos de parcerias de desenvolvimento e educação, relatórios de gestão, documentos de órgãos de controle de diversas superintendências e etnografia da burocracia em duas das 30 superintendências. Foram construídas tipologias e avaliadas as ações, discursos e cadeias de lealdade de grupos estratégicos na arena de disputa. Como resultado do entrelaçamento de lógicas de ação não universalistas – como o neopatrimonialismo, o clientelismo, o espírito de corpo – com as lógicas universalistas, observamos uma baixa entrega de bens e serviços à sociedade. Apesar do discurso de falta de pessoal e recursos, a titulação de assentamentos, prioridade da instituição e que não precisa de muitos recursos para ser feita, mostra as dificuldades de gestão. Para mudar essa situação, é necessário um melhor entendimento das lógicas de ação que os informam. Este artigo tenta trazer à luz os mecanismos ocultos da prática burocrática. Palavras-chave: burocracia, clientelismo, espírito de corpo, serviço público, neopatrimonialismo.
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