Aliando prática e ensino: a utilização de metodologias ativas para a formação de alunos e resolução de desafios no Governo do Estado de Minas Gerais

Autores

Palavras-chave:

escolas de governo, metodologias ativas de ensino, aprendizagem baseada em problemas, design thinking

Resumo

Metodologias ativas de ensino e aprendizagem baseada em problemas vêm se tornando mais presentes na realidade das instituições de ensino por promoverem o protagonismo dos alunos e potencializarem o desenvolvimento de novas competências, como a análise crítica para resolução de problemas. Este artigo tem como objetivo apresentar a experiência da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro na realização da disciplina Projeto Aplicado II para os alunos da graduação no curso superior de Administração Pública, conduzida em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão para a identificação de demandas reais do Governo de Minas por melhorias em serviços e canais de atendimento ao cidadão. Serão apresentados os principais resultados da disciplina, considerando a perspectiva dos alunos e a implementação das soluções propostas.

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Biografia do Autor

Gabriela Martins Durães Brandão, Fundação João Pinheiro

Bacharel em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (FJP/MG). Servidora pública estadual (EPPGG/MG). Diretora Central de Inovação (Seplag/MG) e Coordenadora do Lab.MG - Laboratório de Inovação em Governo, pela Seplag. Professora de Inovação na Fundação João Pinheiro.

Isabela Gontijo Tolentino, Fundação João Pinheiro

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, Especialista em Gestão de Processos (PUC/MG), Graduada em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (FJP). Servidora pública estadual. Coordenadora do Lab.MG - Laboratório de Inovação em Governo, pela Fundação João Pinheiro.

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Publicado

2022-07-18

Como Citar

Martins Durães Brandão, G., & Gontijo Tolentino, I. . (2022). Aliando prática e ensino: a utilização de metodologias ativas para a formação de alunos e resolução de desafios no Governo do Estado de Minas Gerais. Revista Do Serviço Público, 73(a), 77-99. Recuperado de https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/6867

Edição

Seção

Edição Especial Consad (encerrada)