Habilidades para o teletrabalho
demandas de aprendizagem
Palavras-chave:
necessidades de aprendizagem, hard skills, soft skills, setor público, teletrabalho compulsórioResumo
O teletrabalho compulsório introduziu condições para desempenhar as atividades remotamente, algumas diferentes daquelas exigidas no teletrabalho voluntário. Estar em tempo integral em casa trouxe mudanças substanciais aos trabalhadores não adaptados à modalidade. Este estudo teve como objetivo mapear as habilidades percebidas como necessárias para a atuação em teletrabalho durante a pandemia a partir da perspectiva de 2.409 profissionais de 95 organizações públicas brasileiras. Os resultados apontaram duas categorias centrais: hard skills e soft skills. Dentre as necessidades de aperfeiçoamento da capacidade de trabalhar remotamente, estão: o domínio de ferramentas tecnológicas para viabilizar as comunicações remotas; a gestão da produtividade; e a gestão do tempo. Os relatos dos participantes indicam que a atuação em teletrabalho requer desenvolver e consolidar habilidades diferenciadas. Ao se identificar lacunas na expressão de tais habilidades, ações educacionais pertinentes capazes de saná-las poderão ser promovidas. Além disso, é possível alavancar os benefícios e reduzir os riscos associados ao teletrabalho.
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