Vinte anos de política antirracista no federalismo brasileiro (2003-2022)

efeitos da ausência de um sistema nacional de igualdade racial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v76ib.10838

Palavras-chave:

igualdade racial, federalismo brasileiro, articulação federativa, SEPPIR, SINAPIR

Resumo

Este artigo analisa a trajetória da política pública antirracista no Brasil entre os anos de 2003 e 2022, sob a ótica da literatura sobre os Sistemas Nacionais de Políticas Públicas e das políticas de promoção da igualdade racial. Apoiando-se no process tracing e na análise documental, afirma-se que a política antirracista ficou concentrada na União, sem que houvesse uma articulação federativa para expandi-la no plano subnacional. A partir de 2013, buscou-se fortalecê-la, com a criação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR). Mas sua implementação foi praticamente interrompida com a crise do impeachment de Dilma Rousseff, o que criou dificuldades para fortalecer as capacidades da política pública antirracista, criar espaços de articulação e coordenação com Estados e Municípios e estabelecer uma carta de serviços replicável nacionalmente. O trabalho contribui para a literatura em políticas públicas, ao destacar as dificuldades para a consolidação federativa da política pública antirracista, o que seria fundamental para sua expansão e para ampliação e qualificação do enfrentamento às desigualdades raciais.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clara Marinho, Fundação Getulio Vargas (FGV), São Paulo - SP, Brasil

Doutoranda em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV).  Servidora licenciada do Ministério do Planejamento e Orçamento.

Fernando Abrucio, Fundação Getulio Vargas (FGV), São Paulo - SP, Brasil

Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Professor e Pesquisador da Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV/EAESP).

Referências

ABRUCIO, F. L.; RODRIGUES, R.V.; MILANELLO, T. R. S.; MELO, Y. M. Ascensão e crise do Sistema de Assistência Social (SUAS) no federalismo brasileiro. Revista Katálysis, Florianópolis, v.26, n. 2, p. 243–254, maio/ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0259.2023.e91292

ABRUCIO, F. L.; SEGATTO, C. I.; SILVA, A. L. N. Sistemas nacionales de política social en Brasil y salvaguardas federales. In: RUIZ, J.M.; GRIN, E.J. (orgs). Las salvaguardas federales en Argentina, Brasil y México: relaciones, limites y contrapesos. Córdoba: Universidad Nacional de Córdoba, 2023, p. 283–316.

ARRETCHE, M. Democracia, federalismo e centralização no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2012. DOI: https://doi.org/10.7476/9788575415665

BARRETO, V. S. Luiza Bairros: pensamento e compromisso político. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

BICHIR, R.; JÚNIOR, S. S.; PEREIRA, G. Sistemas nacionais de políticas públicas e seus efeitos na implementação: o caso do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 35, n. 102 , p. 1–23, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/3510207/2020

BRASIL. Decreto nº 4.651, de 27 de março de 2003. Brasília, DF: Presidência da República, 2003a.

BRASIL. Decreto nº 4.887, de 20 de novembro de 2003. Brasília, DF: Presidência da República, 2003b.

BRASIL. Decreto nº 4.886, de 20 de novembro de 2003. Brasília, DF: Presidência da República, 2003c.

BRASIL. Decreto nº 6.872, de 4 de junho de 2009. Brasília, DF: Presidência da República, 2009.

BRASIL. Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010. Brasília, DF: Presidência da República, 2009.

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Brasília, DF: Presidência da República, 2012.

BRASIL. Emenda Constitucional nº 72, de 2 de abril de 2013. Brasília, DF: Presidência da República, 2013a.

BRASIL. Decreto nº 8.136, de 5 de novembro de 2013. Brasília, DF: Presidência da República, 2013b.

BRASIL. Portaria nº 8, de 11 de fevereiro de 2014. Brasília, DF: SEPPIR, 2014a

BRASIL. Lei nº 12.990, de 9 de junho de 2014. Brasília, DF: Presidência da República, 2014b

BRASIL. Medida Provisória nº 696 de 2 de outubro de 2015. Brasília, DF: Presidência da República, 2015.

BRASIL. Lei nº 13.971, de 27 de dezembro de 2019. Brasília, DF: Presidência da República, 2009.

BRASIL. Entes Federados participantes do SINAPIR. Brasília, DF: Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, 2022.

CERQUEIRA, D; BUENO, S. (coord.). Atlas da violência 2023. Brasília: Ipea; FBSP, 2023.

FIPIR. Um fórum para a igualdade racial: articulação entre estados e municípios. São Paulo: Fundação Friedrich Ebert, 2005.

FIPIR. Encontro do Brasil com a promoção da igualdade racial. São Paulo: Fundação Friedrich Ebert, 2007

FRANZESE, C.; ABRUCIO, F. L. Efeitos recíprocos entre federalismo e políticas públicas: os casos dos sistemas de saúde, assistência social e de educação. In: HOCHMAN, G.; AURÉLIO, C (orgs). Federalismo e políticas públicas no Brasil. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2013. p. 363–388. DOI: https://doi.org/10.7476/9788575415504

‌GRIN, E. J.; DEMARCO, D. J.; ABRUCIO, F. L. (orgs.) Capacidades estatais municipais: o universo desconhecido no federalismo brasileiro. 1ª ed. Porto Alegre: UFRGS Editora, 2021.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA – IPEA. Políticas sociais: acompanhamento e análise. Brasília-Rio de Janeiro: Ipea, n. 28, 2021.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA – IPEA. Reserva de vagas para negros na administração pública. Relatório de pesquisa. Ipea: Brasília-Rio de Janeiro, 2016.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA – IPEA. Políticas sociais: acompanhamento e análise. Ipea: Brasília-Rio de Janeiro, n 22, 2014.

NASCIMENTO, A. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. São Paulo: Perspectiva, 2016.

OSÓRIO, R. A desigualdade racial no Brasil nas três últimas décadas. Texto para Discussão nº 2657. Ipea: Brasília-Rio de Janeiro, 2021.

PALOTTI, P. L. M.; MACHADO, J. A. Coordenação federativa e a “armadilhada decisão conjunta”: as comissões de articulação intergovernamental das políticas sociais no Brasil. Dados, v. 57, p. 399–441, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/0011-5258201413

PIERSON. P. Fragmented Welfare States: federal institutions and the development of social policies. Governance, v. 8, n. 4 , 449–478, 1995.

SALES, G.A.C. Estado social e federalismo: a institucionalização dos sistemas de políticas públicas no Brasil. Belo Horizonte: Fórum, 2023.

SCHNABEL, J. Managing interdependencies in federal systems. Intergovernmental councils and the making of public policy. Palgrave Macmillan, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-35461-9

SISTEMA INTEGRADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO – SIOP. Disponível em <https://www.siop.planejamento.gov.br/modulo/login/index.html#/>. Acesso em mar. 2024.

SILVA, A. A. Direito, desenvolvimento e políticas públicas: uma análise jurídica do Programa Brasil Quilombola. 2015. 253f., il. Dissertação (Mestrado em Direito) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

SILVA, T. D. Mudança institucional, discurso e instituições: políticas públicas de igualdade racial no governo federal de 2000 a 2014. 2019. 243 f., il. Tese (Doutorado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.

TEIXEIRA, T. G.; SAMPAIO, C. A. M. Análise orçamentária do Programa Brasil Quilombola no Brasil e no Maranhão: o ocaso de uma política pública. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 53, n. 2, p. 461–480, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-761220170323

Downloads

Publicado

2025-12-15

Como Citar

Guimarães Marinho Pereira, C. M., & Abrucio, F. L. (2025). Vinte anos de política antirracista no federalismo brasileiro (2003-2022): efeitos da ausência de um sistema nacional de igualdade racial. Revista Do Serviço Público, 76(b), 59-79. https://doi.org/10.21874/rsp.v76ib.10838

Edição

Seção

Edição especial - Raça, racismo e equidade racial (encerrada)