Percepções dos usuários sobre serviços de e-gov no Brasil

uma análise qualitativa

Autores

  • Jhennifer Pereira Silva Instituto Federal de Brasília (IFB), Brasília – DF, Brasil 0009-0006-1268-6355
  • Lorena Caroline Fernandes Santos Instituto Federal de Brasília (IFB), Brasília – DF, Brasil 0009-0000-8411-0554
  • Nathália de Melo Santos Instituto Federal de Brasília (IFB), Brasília – DF, Brasil 0000-0001-9771-0735

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v76i3.11163

Palavras-chave:

e-gov, serviços digitais, percepção do usuário, cidadãos

Resumo

Este artigo tem como objetivo verificar a percepção dos usuários sobre os serviços de e-gov oferecidos pelo Distrito Federal e/ou pelo governo federal, um tema importante para a transformação digital dos serviços públicos. Para alcançar o objetivo, foi realizado um estudo qualitativo por meio de entrevistas semiestruturadas com 30 participantes de diferentes perfis demográficos. Os resultados da pesquisa revelaram percepções predominantemente positivas sobre os serviços digitais, destacando a praticidade, eficiência, economia de tempo e recursos, além da conveniência de acessar serviços sem a necessidade de deslocamento. Entre os serviços digitais mais mencionados pelos entrevistados, destacam-se o Gov.br e a Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH). No entanto, foram identificados desafios como a complexidade na navegação, a burocracia digital e as limitações de acessibilidade. O estudo conclui que, embora o e-gov represente uma alternativa eficaz ao atendimento presencial, há necessidade de ajustes para aumentar a inclusão digital e melhorar a experiência do usuário. Dessa forma, esta pesquisa oferece uma visão detalhada das percepções dos usuários sobre os serviços de e-gov, destacando tanto os benefícios percebidos quanto os desafios enfrentados, e fornece um panorama valioso para futuras políticas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jhennifer Pereira Silva, Instituto Federal de Brasília (IFB), Brasília – DF, Brasil

Estudante do curso de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Brasília (IFB).

Lorena Caroline Fernandes Santos, Instituto Federal de Brasília (IFB), Brasília – DF, Brasil

Estudante do curso de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Brasília (IFB).

Nathália de Melo Santos, Instituto Federal de Brasília (IFB), Brasília – DF, Brasil

Doutora em Administração pela Universidade de Brasília (UnB).

Referências

ABURUMMAN, Nemer. Extracting the factors that are affecting the hungarian citizens’ adoption of e-government services from the viewpoint of university students: extended UTAUT2 model. Cross-Cultural Management Journal, v. 23, n. 2, p. 131–144, 2021. Disponível em: https://seaopenresearch.eu/Journals/articles/CMJ2021_I2_1.pdf. Acesso em: 04 ago. 2024.

AHMAD, Muhammad Ovais; MARKKULA, Jouni; OIVO, Markku. Factors affecting e-government adoption in Pakistan: A citizen’s perspective. Transforming Government: People, Process and Policy, v. 7, n. 2, p. 225–239, 2013. Disponível em: https://www.emerald.com/tg/article-abstract/7/2/225/374496/Factors-affecting-e-government adoption-in?redirectedFrom=fulltext. Acesso em: 05 ago. 2024.

ALOMARI, Mohammad Kamel. Discovering Citizens Reaction Toward E-Government: Factors in E-Government Adoption. Journal of Information Systems and Technology Management, v. 11, n. 1, 2014b. Disponível em: https://jistem.tecsi.org/index.php/jistem/article/view/10.4301%252FS1807-17752014000100001. Acesso em: 13 jul. 2025.

ALSAEED, Duaa; ALKHALIFA, Hend; ALOTAIBI, Hind; ALSHALAN, Raghad; AL-MUTLAQ, Nourah; ALSHALAN, Shahad; BINTALEB, Hind Taleb; ALSAHOW, Areej Mansour. Accessibility evaluation of saudi e-government systems for teachers: A visually impaired user’s perspective. Applied Sciences, v. 10, n. 21, p. 1–32, 2020. Disponível em: https://www.mdpi.com/2076-3417/10/21/7528. Acesso em: 05 ago. 2024.

ANWER, Mohammad Anwer; ESICHAIKUL, Vatcharaporn; REHMAN, Mariam; ANJUM Maria. E-government services evaluation from citizen satisfaction perspective: A case of Afghanistan. Transforming Government: People, Process and Policy, v. 10, n. 1, p. 139–167, 2016. Disponível em: https://www.emerald.com/tg/article-abstract/10/1/139/375526/E-government-services-evaluation-from-citizen?redirectedFrom=fulltext. Acesso em: 9 ago. 2024.

ASWAR, Khoirul; JULIANTO, Wisnu; SUMARDJO, Mahendro; PANJAITAN, Ingrid; NASIR, Azwir. An investigation of the factors affecting citizens’ adoption of e-government in Indonesia. Problems and Perspectives in Management, v. 21, n. 2, p. 187–197, 2023. Disponível em: https://www.businessperspectives.org/index.php/journals/problems-and-perspectives-in-management/issue-429/an-investigation-of-the-factors-affecting-citizens-adoption-of-e-government-in-indonesia. Acesso em: 13 jul. 2024.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BARBOSA, Johny David Soares.; MOTA, Flávio Perazzo Barbosa. Adoção do governo eletrônico: um estudo sobre o papel da confiança. Revista de Administração Pública, v. 56, n. 4, p. 441–464, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rap/a/HRjWs9stQyNx8n96D3FJCkQ/?lang=pt. Acesso em: 29 jun. 2024.

BATAINEH, Lana; ABU-SHANAB, Emad. How perceptions of E-participation levels influence the intention to use E-government websites. Transforming Government: People, Process and Policy, v. 10, n. 2, p. 315–334, 2016. Disponível em: https://www.emerald.com/tg/article-abstract/10/2/315/374428/How-perceptions-of-E-participation-levels?redirectedFrom=fulltext. Acesso em: 05 ago. 2025.

BRAGA, Lamartine Vieira; GOMES, Ricardo Corrêa. Participação eletrônica e suas relações com governo eletrônico, efetividade governamental e accountability. Organizações & Sociedade, v. 23, n. 78, p. 487–506, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/osoc/a/3K9bCDTZsqzxrx376Rtk7MN/?lang=pt. Acesso em: 13 ago. 2024.

BRASIL. Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Ativar a Verificação em Duas Etapas. [Brasília]: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, 2024a. Disponível em: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/acessibilidade-e-usuario/atendimento-gov.br/duvidas-na-conta-gov.br/ativar-a-verificacao-em-duas-etapas. Acesso em: 24 jun. 2024.

BRASIL. Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Sistema Eletrônico de Informações - SEI. [Brasília]: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, 2024b. Disponível em: https://www.gov.br/servicoscompartilhados/pt-br/assuntos/gestao-documental/sistema-eletronico-de-informacoes-sei. Acesso em: 24 jun. 2024.

CAMILLERI, Mark Anthony. The online users’ perceptions toward electronic government services. Journal of Information, Communication and Ethics in Society, v. 18, n. 2, p. 221–235, 2020. Disponível em: https://www.emerald.com/jices/article-abstract/18/2/221/221283/The-online-users-perceptions-toward-electronic?redirectedFrom=fulltext. Acesso em: 10 jun. 2024.

CARDOSO, Márcia Regina Gonçalves.; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de.; GHELLI, Kelma Gomes Mendonça. Análise de conteúdo: uma metodologia de pesquisa qualitativa. Cadernos da Fucamp, v. 20, n. 43, p. 98-111, 2021. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2347. Acesso em: 01 ago. 2024.

CARTER, Lemuria; BÉLANGER, France. The Utilization of E-Government Services: Citizen Trust, Innovation and Acceptance Factors. Information Systems Journal, v. 15, p. 5-25, 2005. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2575.2005.00183.x. Acesso em: 23 ago. 2024.

CHANG, Chia-Hua.; ALMAGHALSAH, Husam. Usability evaluation of e-government websites: A case study from Taiwan. International Journal of Data and Network Science, v. 4, n. 2, p. 127–138, 2020. Disponível em: https://www.growingscience.com/ijds/Vol4/ijdns_2020_7.pdf. Acesso em: 05 jul. 2024.

COSTA, Érico da Silva; CASTRO, Dagmar Silva Pinto de; CAPPELLOZZA, Alexandre. Adoção e uso de portais de governo eletrônico no ambiente do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia e Inovação: um estudo baseado no modelo UTAUT. Revista Facecla, v. 13, n. 3, p. 286–300, 2014. Disponível em: https://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/1849/797. Acesso em: 05 jul. 2024.

CUSIN, César Augusto. Acessibilidade em ambientes informacionais digitais. 2010. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/entities/publication/71195c51-6744-48cf-9fb4-1e8a13ef943c. Acesso em: 25 maio 2024.

DASH, Satya Bhusan.; JAIN, Avinash. Experience from E-Government Services: A Topic Model Approach. IIM Kozhikode Society and Management Review, v. 2, n. 4, p. 1–14, 2022. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/22779752221126571. Acesso em: 05 ago. 2024.

DUGDALE, Anni; DALY, Anne; PAPANDREA, Franco; MALEY, Maria. Accessing e-government: Challenges for citizens and organizations. International Review of Administrative Sciences, v. 71, n. 1, p. 109–118, 2005. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/0020852305051687. Acesso em: 16 jun. 2024.

FALQUETO, Junia Maria Zandonade.; HOFFMANN, Valmir Emil.; FARIAS, Josivania Silva. Saturação teórica em pesquisas qualitativas: relato de uma experiência de aplicação em estudo na área de administração. Revista de Ciências da Administração, p. 40–53, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2018V20n52p40. Acesso em: 05 set. 2024.

FLICK, Uwe. Pesquisa qualitativa e quantitativa. In: FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, cap. 3. p. 39-49, 2009.

FUENTES-MOYA, Claudia Loreto; Caro-Gutiérrez, María Angélica; Rodríguez-Ríos, Alfonso Enrique. Influence of data quality in the preferences of citizens in Municipal e-Government applications. Revista Facultad de Ingeniería Universidad de Antioquia, n. 73, p. 176-186, 2014. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/rfiua/n73/n73a17.pdf. Acesso em: 02 jun. 2024.

FURTADO, Ulisses de Melo; JACINTO, Kleber. E-gov e sua importância na desburocratização administração pública. Holos, v. 5, p. 56–73, 2010. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4815/481549223007.pdf. Acesso em: 08 set. 2024.

GODOY, Schmidt Arlida. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n.2, p. 57-63, 1995. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/wf9CgwXVjpLFVgpwNkCgnnC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 01 set. 2024.

ILIEVA, Galina; YANKOVA, Tania; RUSEVA, Margarita; DZHABAROVA, Yulia; ZHEKOVA, Veselina; KLISAROVA-BELCHEVA, Stanislava; MOLLOVA, Tanya; DIMITROV, Angel. Factors Influencing User Perception and Adoption of E-Government Services. Administrative sciences, v. 14, n. 3, p. 54–54, 12 mar. 2024. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/378916957_Factors_Influencing_User_Perception_and_Adoption_of_E-Government_Services. Acesso em: 09 ago. 2025.

ISWANTO, Rendy. Paper waste reduction efforts through digitalization. Visual Communication Design Journal, v. 4, n. 2, p. 37–47, 2019. Disponível em: https://journal.uc.ac.id/index.php/VCD/article/view/1320. Acesso em: 03 fev. 2024.

KANT, Neelam. Implementation of E-Government in Uttar Pradesh: A study of Allahabad District. Research Review International Journal of Multidisciplinary, v. 7, n. 2, p. 115–118, 2022. Disponível em: https://rrjournals.com/index.php/rrijm/article/view/450. Acesso em: 05 nov. 2024.

KHAN, Sohrab; UMER, Rahila; UDDIN, Noor; MUHAMMAD, Jan; AHMED, NOOR. Identifying the factors affecting individuals’ trust to use social media for e-government services: a conceptual model. Mehran University Research Journal of Engineering and Technology, v. 42, n. 1, p. 109–119, 2023. Disponível em: https://publications.muet.edu.pk/index.php/muetrj/article/view/2133/668. Acesso em: 10 jul. 2024.

MA, Liang.; ZHENG, Yueping. National e-government performance and citizen satisfaction: a multilevel analysis across European countries. International Review of Administrative Sciences, v. 85, n. 3, p. 1–21, 2019. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0020852317703691. Acesso em: 29 maio 2024.

MANZINI, Eduardo José. Entrevista semi-estruturada: análise de objetivos e de roteiros. In: Seminário Internacional sobre pesquisa e estudos qualitativos, v. 2, 2004, Bauru. A pesquisa qualitativa em debate. Anais [...]. Bauru: USC, 2004. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Instituicao/Docentes/EduardoManzini/Manzini_2004_entrevista_semi-estruturada.pdf. Acesso em: 09 mar. 2024.

MESQUITA, Kamila. A evolução do governo eletrônico no Brasil e a contribuição das TIC na redefinição das relações entre governo e sociedade. Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília, v. 12, n. 2, p. 159–180, 2019. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10900. Acesso em: 05 ago. 2025.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, p. 9–27, 2001.

MITKIEWICZ, Fernando André Coelho. Transformação digital: análise da implantação da plataforma gov.br e da evolução da maturidade da política de governo digital no Brasil. In: KUBOTA, L. C. (org.). Digitalização e tecnologias da informação e comunicação: oportunidades e desafios para o Brasil. 1. ed. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), p. 255–294, 2024.

MUNYOKA, Willard; MAHARAJ, Manoj. S. Privacy, security, trust, risk and optimism bias in e-government use: the case of two Southern African Development Community countries. South African Journal of Information Management, v. 21, n. 1, p. 1–9, 2019. Disponível em: https://sajim.co.za/index.php/SAJIM/article/view/983. Acesso em: 05 ago. 2024.

MYKHALCHENKO, Alexey. E-governance in the management decision-making process. Economic Analysis, v. 32, n. 1, p. 81–94, 2022. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/360822030_e-governance_in_the_management_decision-making_process. Acesso em: 09 out. 2024.

NOOKHAO, Saowakhon.; KIATTISIN, Supaporn. Achieving a successful e-government: Determinants of behavioral intention from Thai citizens’ perspective. Heliyon, v. 9, n. 8, p. 1–21, 2023. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2405844023061522. Acesso em: 03 set. 2024.

OKUNOLA, Olaseni Muritala.; ROWLEY, Jennifer. User experience of e-government: the Nigeria Immigration Service. Library Hi Tech, v. 37, n. 3, p. 355–373, 2019. Disponível em: https://www.emerald.com/lht/article-abstract/37/3/355/263045/User-experience-of-e-government-the-Nigeria?redirectedFrom=fulltext. Acesso em: 16 jun. 2024.

SANTOS, Alexa Fagundes dos.; JESUS, Gabrieli Guterres de.; BATTISTI, Isabel Koltermann. Entrevista semi-estruturada: considerações sobre esse instrumento na produção de dados em pesquisas com abordagem qualitativa. In: Seminário de Iniciação Científica, 29, 2023, Ijuí. Anais [...]. Ijuí: UNIJUÍ, 2023. Disponível em: https://www.publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/salaoconhecimento/article/view/20805. Acesso em: 05 ago. 2024.

SANTOS, Yan Vieira dos. Desafios e percepções sobre a utilização de tecnologia da informação na administração pública sob a óptica de gestores e profissionais de TI: uma revisão sistemática. EmpiricaBR, v. 2, n. 1, 2024. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/EmpiricaBR/article/view/14188. Acesso em: 23 jun. 2024.

SHARMA, Sujeer Kumar. Adoption of e-government services: The role of service quality dimensions and demographic variables. Transforming Government: People, Process and Policy, v. 9, n. 2, p. 207–222, 2015. Disponível em: https://www.emerald.com/tg/article-abstract/9/2/207/374534/Adoption-of-e-government-servicesThe-role-of?redirectedFrom=fulltext. Acesso em: 10 ago. 2024.

SILVA, Leonardo Filipe da; ZITKUS, Emilene; FREIRE, André Pimenta. An exploratory study of the use of the internet and e-government by older adults in the countryside of Brazil. Information, v. 14, n. 4, p. 225, 2023. Disponível em: https://www.mdpi.com/2078-2489/14/4/225. Acesso em: 10 ago. 2024.

TEO, Thompson. S. H.; SRIVASTAVA, Shirish C.; JIANG, Li. Trust and electronic government success: an empirical study. Journal of Management Information Systems, v. 25, p. 99–131, 2008. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.2753/MIS0742-1222250303. Acesso em: 15 jul. 2024.

VARGAS, Luiz Claudio Mendes; MACADAR, Marie Anne; WANKE, Peter Fernandes; ANTUNES, Jorge Junio Moreira. Serviços de governo eletrônico no Brasil: uma análise sobre fatores de impacto na decisão de uso do cidadão. Cadernos EBAPE.BR, [s. l.], v. 19, p. 792–810, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cebape/a/xRBXWvNNLQBTpyPtwbQn9pF/. Acesso em: 02 ago. 2024.

VENKATESH, Viswanath; THONG, James; CHAN, Frank; HU, Paul. Managing citizens’ uncertainty in e-government services: The mediating and moderating roles of transparency and trust. Information Systems Research, v. 27, n. 1, p. 87–111, 2016. Disponível em: https://pubsonline.informs.org/doi/10.1287/isre.2015.0612. Acesso em: 29 maio 2024.

Downloads

Publicado

2025-10-01

Como Citar

Pereira Silva, J., Fernandes Santos, . L. C., & de Melo Santos, N. (2025). Percepções dos usuários sobre serviços de e-gov no Brasil: uma análise qualitativa. Revista Do Serviço Público, 76(3), 417-439. https://doi.org/10.21874/rsp.v76i3.11163