Fatores que explicam a percepção da efetividade da avaliação do estágio probatório em uma instituição pública federal

Luciana Cristina Silva da Luz, DALSON BRITTO FIGUEIREDO FILHO

Resumo


Que fatores explicam a percepção da efetividade da avaliação do estágio probatório? Este artigo testa a hipótese de que fatores contextuais são mais importantes do que variáveis individuais. O desenho de pesquisa combina estatística descritiva e multivariada para examinar dados de um survey realizado com 550 participantes. Em particular, utilizamos análise fatorial para identificar quatro dimensões: Efetividade da Avaliação do Estágio Probatório, Suporte da Instituição, Ação Gerencial e Valorização do Estágio Probatório enquanto Avaliação. Em seguida, utilizamos um modelo de regressão linear para estimar o efeito dessas dimensões sobre a percepção da Efetividade. Os resultados indicam que fatores contextuais exercem maior impacto do que variáveis pessoais e o Suporte da Instituição é a dimensão mais importante para explicar a percepção da efetividade da avaliação do estágio probatório.

Palavras-chave


estágio probatório; avaliação de desempenho; administração pública

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DOI: https://doi.org/10.21874/rsp.v69i3.1793

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