Fatores que explicam a percepção da efetividade da avaliação do estágio probatório em uma instituição pública federal

Autores

  • Luciana Cristina Silva da Luz Universidade Federal de Pernambuco http://orcid.org/0000-0003-1965-1578
  • DALSON BRITTO FIGUEIREDO FILHO Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v69i3.1793

Palavras-chave:

estágio probatório, avaliação de desempenho, administração pública

Resumo

Que fatores explicam a percepção da efetividade da avaliação do estágio probatório? Este artigo testa a hipótese de que fatores contextuais são mais importantes do que variáveis individuais. O desenho de pesquisa combina estatística descritiva e multivariada para examinar dados de um survey realizado com 550 participantes. Em particular, utilizamos análise fatorial para identificar quatro dimensões: Efetividade da Avaliação do Estágio Probatório, Suporte da Instituição, Ação Gerencial e Valorização do Estágio Probatório enquanto Avaliação. Em seguida, utilizamos um modelo de regressão linear para estimar o efeito dessas dimensões sobre a percepção da Efetividade. Os resultados indicam que fatores contextuais exercem maior impacto do que variáveis pessoais e o Suporte da Instituição é a dimensão mais importante para explicar a percepção da efetividade da avaliação do estágio probatório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Cristina Silva da Luz, Universidade Federal de Pernambuco

Assistente da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida da Universidade Federal de Pernambuco. Graduada em Secretariado Executivo, Especialista em Gestão Pública para o Desenvolvimento Universitário e Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal de Pernambuco.

 

DALSON BRITTO FIGUEIREDO FILHO, Universidade Federal de Pernambuco

Bacharel em Ciências Sociais, Mestre e Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco.

Professor Adjunto I do Departamento de Ciência Política, vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência Política (PPGCP - UFPE), coordenador científico do Mestrado Profissional em Políticas Públicas (MPPP - UFPE).

Downloads

Publicado

2018-11-12

Como Citar

da Luz, L. C. S., & FIGUEIREDO FILHO, D. B. (2018). Fatores que explicam a percepção da efetividade da avaliação do estágio probatório em uma instituição pública federal. Revista Do Serviço Público, 69(3), 677-706. https://doi.org/10.21874/rsp.v69i3.1793

Edição

Seção

Artigos