Fatores que explicam a percepção da efetividade da avaliação do estágio probatório em uma instituição pública federal
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v69i3.1793Palavras-chave:
estágio probatório, avaliação de desempenho, administração públicaResumo
Que fatores explicam a percepção da efetividade da avaliação do estágio probatório? Este artigo testa a hipótese de que fatores contextuais são mais importantes do que variáveis individuais. O desenho de pesquisa combina estatística descritiva e multivariada para examinar dados de um survey realizado com 550 participantes. Em particular, utilizamos análise fatorial para identificar quatro dimensões: Efetividade da Avaliação do Estágio Probatório, Suporte da Instituição, Ação Gerencial e Valorização do Estágio Probatório enquanto Avaliação. Em seguida, utilizamos um modelo de regressão linear para estimar o efeito dessas dimensões sobre a percepção da Efetividade. Os resultados indicam que fatores contextuais exercem maior impacto do que variáveis pessoais e o Suporte da Instituição é a dimensão mais importante para explicar a percepção da efetividade da avaliação do estágio probatório.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).