AS DIMENSÕES DA OFERTA DE ENERGIA ELÉTRICA - Recursos energéticos para geração de energia elétrica

Autores

  • AKIO MIYAMOTO ENAP
  • VERLANE MEDEIROS WANDERLEY
  • LUIZ PEREIRA BARROSO
  • JAMES BOLÍVAR LUNA DE AZEVEDO
  • ATILE ALBERTO MUNIZ
  • MADISON DELANO CAMPELO DA PAZ

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v43i0.1941

Resumo

A eletricidade pode ser produzida a partir de todas as fontes de energia conhecidas, cabendo a escolha dessa fonte à consideração dos aspectos estratégicos, econômicos e ecológicos e de garantia de suprimento.
Atualmente, o parque gerador brasileiro é predominantemente hidrelétrico, representando cerca de 85% da capacidade instalada total. No sistema interligado das Regiões Sudeste e Sul a produção hidráulica é complementada pela geração termelétrica a carvão mineral e, no futuro, pela geração núcleo-elétrica; a participação dos derivados de petróleo fica restrita à operação de emergência ou, eventualmente, nos períodos de demanda máxima com vistas à melhoria da garantia de suprimento dos sistemas interligados Sudeste-Centro-Oeste-Sul e Norte-Nordeste. Nos sistemas isolados, há um grande número de localidades da região amazônica ainda dependentes do petróleo, mas em fase de substituição por fontes renováveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-06-20

Como Citar

MIYAMOTO, A., WANDERLEY, V. M., BARROSO, L. P., AZEVEDO, J. B. L. D., MUNIZ, A. A., & PAZ, M. D. C. D. (2017). AS DIMENSÕES DA OFERTA DE ENERGIA ELÉTRICA - Recursos energéticos para geração de energia elétrica. Revista Do Serviço Público, 43, 07-11. https://doi.org/10.21874/rsp.v43i0.1941

Edição

Seção

Artigos