AS DIMENSÕES DA OFERTA DE ENERGIA ELÉTRICA - Recursos energéticos para geração de energia elétrica
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v43i0.1941Resumo
A eletricidade pode ser produzida a partir de todas as fontes de energia conhecidas, cabendo a escolha dessa fonte à consideração dos aspectos estratégicos, econômicos e ecológicos e de garantia de suprimento.
Atualmente, o parque gerador brasileiro é predominantemente hidrelétrico, representando cerca de 85% da capacidade instalada total. No sistema interligado das Regiões Sudeste e Sul a produção hidráulica é complementada pela geração termelétrica a carvão mineral e, no futuro, pela geração núcleo-elétrica; a participação dos derivados de petróleo fica restrita à operação de emergência ou, eventualmente, nos períodos de demanda máxima com vistas à melhoria da garantia de suprimento dos sistemas interligados Sudeste-Centro-Oeste-Sul e Norte-Nordeste. Nos sistemas isolados, há um grande número de localidades da região amazônica ainda dependentes do petróleo, mas em fase de substituição por fontes renováveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).