As Funções do estado e o papel da Administração pública
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v43i3.2048Resumo
O tema que me foi proposto e por demais abrangente e, por uma questão de metodologia, e necessário situá-lo, primeiro, no quadro geral e, após, na realidade brasileira. Desta maneira poderemos ter o enfoque genérico e, em seguida, extrair as conclusões que resultem do estudo das nossas condições internas e da nossa cultura política. Não cabe, em seus limites, questionar em si a própria natureza do Estado, levar as investigações ao estudo do nascimento, do desenvolvimento, da decadência, do fim e da justificação, em suma do Estado, pois tais temas, de grande profundidade, são relativos propriamente a teoria política, não a administração em si. Segundo Ludwig Spiegel, mestre da Universidade de Praga, ao se estudar o Direito Administrativo e suficiente tomar como referência a constatação de que o Estado moderno, o direito político atual, formou-se depois da Revolução Francesa e sob o influxo de seus grandes líderes e pensadores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).