Política de recursos humanos para a reforma gerencial: realizações do período 1995-2002

Autores

  • Regina Silvia Pacheco

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v53i4.295

Resumo

O texto apresenta as principais ações realizadas pelo Governo Federal no período 1995-2002, na área de recursos humanos. Busca relacionar tal evolução com a agenda de reforma do aparelho de Estado, em implantação no país. Em especial, discute a evolução do perfil da força de trabalho na Administração Pública Federal, em direção a um perfil mais condizente com os novos papéis do Estado na esfera federal. As ações empreendidas mostram coerência com os objetivos fixados no Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado, que visavam: “Modernizar a administração burocrática, através de uma política de profissionalização do serviço público, ou seja, de uma política de carreiras, de concursos públicos anuais, de programas de educação continuada permanente, de uma efetiva administração salarial, ao mesmo tempo em que se introduz no sistema burocrático uma cultura gerencial baseada na avaliação de desempenho”.

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Publicado

2014-02-21

Como Citar

Pacheco, R. S. (2014). Política de recursos humanos para a reforma gerencial: realizações do período 1995-2002. Revista Do Serviço Público, 53(4), p. 79-106. https://doi.org/10.21874/rsp.v53i4.295

Edição

Seção

Artigos