Eficiência da utilização dos recursos renováveis nas universidades federais

Autores

  • Maria Aparecida Curi Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL MG
  • Gideon Carvalho de Benedicto Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Francisval de Melo Carvalho Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Adriano Antonio Nuintin Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL
  • Leandro Riveilli Teixeira Nogueira Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v70i4.3221

Palavras-chave:

Recursos Renováveis, Nível de Eficiência, Universidades Federais

Resumo

A presente pesquisa foi realizada com o objetivo de avaliar o nível de eficiência da utilização dos recursos renováveis nas universidades federais (UFs). O estudo é caracterizado como pesquisa descritivo-exploratória, com abordagem quantitativa do problema. Para atingir o objetivo proposto, mensurou-se o nível de eficiência relativa da utilização dos recursos renováveis, aplicando a metodologia Data Envelopment Analysis (DEA). Os resultados revelaram que, quanto ao uso do recurso renovável água, 8 Ufs, em média, apresentaram níveis de eficiência, por ano analisado. Na análise para o recurso renovável energia elétrica, em média, por ano analisado, 9 UFs apresentaram níveis de eficiência relativa. Já quanto à análise para o recurso papel, 11 UFs em média, por ano analisado, estavam na fronteira de eficiência. Portanto, os resultados apresentados e discutidos no presente trabalho permitiram ter uma visão geral do nível de eficiência da utilização dos recursos renováveis nas UFs. O estudo pode contribuir para um melhor aproveitamento dos recursos naturais e para a melhoria da transparência na área pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Curi, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL MG

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA. Possui graduação em ADMINISTRAÇÃO pela Faculdade Cenecista de Varginha, graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS, pela Faculdade Cenecista de Varginha e MESTRADO em ADMINISTRAÇÃO Gestão Estratégica de Negócios pela Faculdade Cenecista de Varginha. Possui especialização em Contabilidade Avançada e Gerência Financeira pela Universidade São Judas Tadeu - SP. Atualmente é Professora da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG. 

Gideon Carvalho de Benedicto, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão (1983), mestrado em Ciências Contábeis e Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade, finanças, controladoria, avaliação, controle e gestão de empresa. 

Francisval de Melo Carvalho, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura de Lavras, atual Universidade Federal de Lavras (1987) e mestrado em Administração Rural pela mesma instituição (1992). Em 2009 concluiu o doutorado no Programa de Pós-graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie na área de concentração Finanças Estratégicas. É Professor Associado da Universidade Federal de Lavras e atual chefe do Departamento de Administração e Economia. É professor na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Administração como docente permanente. Os temas de interesse em pesquisas e orientações estão relacionados com Finanças corporativas e Finanças comportamentais, particularmente fusões & aquisições, estrutura de capital, gerenciamento de resultados, medidas de desempenho, ativos intangíveis, vieses cognitivos e decisões de investimento. 

Adriano Antonio Nuintin, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL

Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA. Mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo - FEARP-USP, Graduação em Administração e Ciências Contábeis. Professor na Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG, Campus Varginha/MG. 

Leandro Riveilli Teixeira Nogueira, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL

Atualmente atuo como Professor Adjunto na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) - Campus Avançado de Varginha. Sou professor da área de Controladoria e Finanças no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) e ministro as Unidades Curriculares de Controladoria Estratégica e Operacional no curso de Ciências Econômicas com Ênfase em Controladoria e Tópico Especial em Avaliação de Empresas para o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia (BICE). Também sou docente e orientador no curso de Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP). Além disso, atuo como Diretor do Campus de Varginha da UNIFAL-MG. Minha formação: Administrador pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); Especialista em Controladoria e Finanças Empresariais, Mestre e Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Downloads

Publicado

2019-12-27

Como Citar

Curi, M. A., Benedicto, G. C. de, Carvalho, F. de M., Nuintin, A. A., & Nogueira, L. R. T. (2019). Eficiência da utilização dos recursos renováveis nas universidades federais. Revista Do Serviço Público, 70(4), 658-692. https://doi.org/10.21874/rsp.v70i4.3221

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)