Desafíos de la construcción de servicios civiles en Brasil y Uruguay
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v70i1.3880Resumo
A profissionalização dos serviços públicos é um aspecto fundamental para promover o desenvolvimento econômico, social e o combate à corrupção. Nesse contexto, os países do continente fizeram esforços desiguais para modernizar o emprego público, em muitos casos, obtendo escassas conquistas em termos de sustentabilidade e implementação efetiva. Dentro de um panorama diverso, o Brasil e o Uruguai estão num estágio mais elevado de desenvolvimento de seus serviços públicos em relação a boa parte dos países da América Latina. Seus desafios não são tanto a construção de bases burocráticas mínimas, mas um serviço público mais profissional, orientado a resultados, capaz de ser agente transformador dos processos de desenvolvimento. Este artigo enfoca dois aspectos que, em nossa opinião, têm uma capacidade central de transformação: a construção de uma Alta administração e a formação de sistemas de carreira modernos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).