Análise da implementação dos Institutos Federais de Educação no Piauí: escolha de municípios e cursos
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v66i1.416Resumo
Examina-se o processo de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no estado do Piauí. Investiga-se a escolha dos municípios beneficiados com a implantação de campi e dos cursos ofertados pelos mesmos, inquirindo-se sobre a adequação do processo de expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica no Piauí às diretrizes governamentais postas para a mesma, no que concerne à distribuição das unidades de ensino pelo território piauiense e à escolha dos cursos ofertados. Procede-se uma analise de política pública na fase de implementação, segundo o ciclo de vida da mesma, examinando sua engenharia institucional e os traços constitutivos dos programas dela decorrentes, analisando suas escolhas, verificando se estas observaram as diretrizes e intenções estabelecidas pelo formulador. Verificou-se que as escolhas realizadas, em alguns momentos, distanciaram-se do marco normativo, embora não colidindo na totalidade com o mesmo; em outras, aproxima-se dele, demonstrando a persecução do implementador às diretrizes postas.
Palavras-chave: administração estadual, administração da educação, ensino superior, capacitação profissional, estudo de caso.
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